DIDÁTICAS, METODOLOGIAS E EXPERIÊNCIAS A RESPEITO DO ENSINO DA FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO <em> DIDACTICS, METHODOLOGIES AND EXPERIENCES CONCERNING THE TEACHING OF PHILOSOPHY IN THE SECONDARY SCHOOL </em>

Auteurs

  • Armando Girotti Università degli Studi di Padova

Résumé

Na Itália, aconteceu um grande debate a respeito das duas faces de uma medalha. A medalha era o ensino da filosofia; as duas faces diziam respeito a “o que”, ou seja, a história da filosofia ou os problemas pelos quais a filosofia passou. Com o tempo, passamos do "o que" ensinar ao "como" ensinar, e por isso a metodologia se tornou um tema de debate. Deste debate surgiram diversas abordagens metodológicas: ensinar por objetivos, por mapas conceituais ou por meio de pesquisa (conferir o volume de Girotti, Discorso sui metodi). Mas o tema metodológico produziu a pergunta "porque ensinar filosofia?"; e assim nos perguntamos se seria correto nos atermos a uma disciplina isolada das outras (monodisciplinariedade) ou conectá-la ao saber, e como fazê-lo (multidisciplinariedade, pluridiscipli¬nariedade, interdisciplinariedade, transdisciplinariedade). O debate metodológico nos levou, em primeiro plano, além dos conhecimentos (além de tudo, importante base do saber), sobretudo à capacidade e às competências sobre as quais a escola se empenha hoje para determinar quais são elas e para exemplificar como fazer com que os estudantes as absorvam. Uma outra parte do artigo discorre sobre um exemplo de como se possa ensinar por conceitos, a partir da análise do tema: “obrigatoriedade normativa para todos ou autonomia moral do indivíduo?”. Na parte conclusiva o artigo se restringe à consideração do grande problema da avaliação. Palavras-chave: Transdisciplinariedade. Trasversalidade. Competências. Problematizações.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Armando Girotti, Università degli Studi di Padova

Professor de Filosofia na Universidade de Pádua (Università degli Studi di Padova) – Itália.

Téléchargements

Publiée

2012-06-26

Comment citer

GIROTTI, Armando. DIDÁTICAS, METODOLOGIAS E EXPERIÊNCIAS A RESPEITO DO ENSINO DA FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO <em> DIDACTICS, METHODOLOGIES AND EXPERIENCES CONCERNING THE TEACHING OF PHILOSOPHY IN THE SECONDARY SCHOOL </em>. Revista Linhas, Florianópolis, v. 13, n. 1, p. 40–72, 2012. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/2720. Acesso em: 18 mai. 2024.