Iniciação à docência na Unilab: contributos Brasil – Cabo Verde

Auteurs

  • Alexandrino Moreira Lopes University for International Integration of the Afro-Brazilian Lusophony image/svg+xml
  • Elcimar Simão Martins University for International Integration of the Afro-Brazilian Lusophony image/svg+xml
  • Elisangela André da Silva Costa University for International Integration of the Afro-Brazilian Lusophony image/svg+xml

DOI :

https://doi.org/10.5965/1984723824562023090

Mots-clés :

iniciação à docência, Brasil, Cabo Verde

Résumé

A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) é marcada pela dupla missão de integração internacional e desenvolvimento regional. Ao longo de pouco mais de uma década, dentre outras políticas públicas voltadas à formação de professores, destaca-se o Pibid, que visa oportunizar a inserção de estudantes de cursos de licenciatura no cotidiano das escolas públicas de educação básica. Considerando esse contexto, o presente artigo busca refletir sobre a experiência do Pibid na Unilab e seus contributos à educação em Cabo Verde. De abordagem qualitativa, metodologicamente, o texto se utilizou da narrativa de história de vida de um egresso cabo-verdiano do Pibid/Unilab como estratégia de aproximação com a realidade. Os achados revelam que a experiência em pauta contribuiu para a consecução da missão da Unilab, qual seja, o processo de integração internacional e inserção social, com a participação de estudantes, em especial, os internacionais, nas escolas públicas de educação básica. Essas instituições se constituíram como espaços formativos, de diálogo, de (re)existência e (re)conhecimento da diversidade cultural, contribuindo para diminuir o preconceito e o racismo ainda tão presentes na sociedade. Conclui-se que a atuação de licenciandos no Pibid/Unilab possibilitou aprendizagens, reflexões e parcerias sobre a formação inicial nas áreas de atuação da universidade e que foram ressignificadas pelos egressos em seu exercício profissional nos países parceiros, notadamente em Cabo Verde.

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Publiée

2023-12-11

Comment citer

LOPES, Alexandrino Moreira; MARTINS, Elcimar Simão; COSTA, Elisangela André da Silva. Iniciação à docência na Unilab: contributos Brasil – Cabo Verde. Revista Linhas, Florianópolis, v. 24, n. 56, p. 90–111, 2023. DOI: 10.5965/1984723824562023090. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/24429. Acesso em: 13 mai. 2024.