O que, como e por que ler? A teoria da atividade de estudo e a análise como ação necessária para a compreensão leitora

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984723827632026397

Palavras-chave:

teoria da atividade de estudo, análise, compreensão leitora

Resumo

O presente artigo teve por objetivo apresentar a relação entre a ação de análise e a formação de leitores nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, a fim de demonstrar como a Teoria da Atividade de Estudo pode proporcionar ao estudante a compreensão sobre o que, como e por que ler. A metodologia consistiu na pesquisa bibliográfica e no experimento didático-formativo, no interior da abordagem crítico dialética. Participaram da pesquisa quatorze estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental de uma instituição municipal localizada no Estado do Paraná, a professora regente da turma - pesquisadora autora deste trabalho - e uma professora de apoio permanente, durante os meses de maio a dezembro de 2022. Foram trabalhados com os estudantes textos do gênero discursivo carta de reclamação. O experimento didático-formativo foi gravado, e as falas e as ações dos participantes da pesquisa foram transcritas em diários de campo. Para a análise dos dados, foi utilizada a categoria dialética análise e síntese. Os resultados indicam uma relação importante entre a formação de leitores e a Teoria da Atividade de Estudo, evidenciada no ato em que os estudantes, por meio da ação de análise, compreendem a ideia geral do gênero discursivo trabalhado, agem a partir de necessidades reais de leitura e realizam ações voltadas à compreensão do texto, buscando seus significados e compartilhando sentidos.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Letícia Vidigal, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Educação (2021-2024) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina (UEL), na linha de pesquisa: Docência: Saberes e Práticas, núcleo: Ação Docente. Mestra em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (2017-2019), com ênfase de estudo em ações docentes com a Leitura Literária nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, a partir da perspectiva sócio-histórica. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina (2012-2016). Atualmente, é professora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental do município de Londrina-PR e professora colaboradora da área de Anos Iniciais do Ensino Fundamental, da Universidade Estadual de Londrina.

Sandra Aparecida Pires Franco, Universidade Estadual de Londrina

Possui Graduação em Letras pela UEM, Graduação em Pedagogia, Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2003), Doutorado em Letras na UEL(2008) e Pós-Doutorado em Educação pela UNESP de Marília - SP (2016). Tem experiência na área de educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Leitura e Educação. leitura, ato de ler, ensino e aprendizagem, literatura, planejamento e teorias pedagógicas. O Doutorado em Letras na UEL foi centrado nos Estudos Literários, Linha de Pesquisa Cânones, Idéias e Lugares. É líder do Grupo de Pesquisa Leitura e Educação: práticas pedagógicas na perspectiva da Pedagogia HIstórico-Crítica. Faz parte do Grupo de Pesquisa PROLEAO - Processos de leitura e Escrita: apropriação e objetivação da UNESP - Campus Marília - SP e do projeto PROCAD 2014. Foi professora QPM de Língua Portuguesa até 2010 e PDE- 2007. É professora Associada C do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina - UEL, na área de Didática e professora da Programa de Pós-Graduação em Educação - UEL. Foi coordenadora do Projeto OBEDUC: A práxis pedagógica: concretizando possibilidades para a prática pedagógica na Universidade Estadual de Londrina e bolsista OBEDUC e atualmente é coordenadora do projeto AS ATIVIDADES DE ESTUDO DE LEITURA LITERÁRIA: SUCESSOS E PERCALÇOS PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES. Foi integrante do Comitê Assessor de Área de Ciências Humanas (CAAs) da Fundação Araucária no período de 2020 a 2024.

Referências

ARENA, Dagoberto Buim. O ensino da ação de ler e suas contradições. Ensino Em-Revista, Uberlândia, v. 17, n. 1, p. 237-247, jan./jun. 2010.

BAJARD, Élie. Eles leem, mas não compreendem: onde está o equívoco? São Paulo: Cortez, 2021.

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

CLARINDO, Cleber Barbosa da Silva. Atividade de estudo e capacidades do pensamento teórico: análise, reflexão e planificação mental. Marília: Oficina Universitária; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2020.

DAVIDOV, Vasily Vasilovich. Conteúdo e estrutura da atividade de estudo. In: PUENTES, Roberto Valdés; CARDOSO, Cecília Garcia Coelho; AMORIM, Paula Alves Prudente (orgs.). Teoria da atividade de estudo: contribuições de D. B. Elkonin, V. V. Davidov e V. V. Repkin. 2. ed. Uberlândia: CRV, EDUFU, 2020. Livro I. p. 213-231.

DAVIDOV, Vasili Vasilovich; MÁRKOVA, Aelita Kapitónovna. A concepção de atividade de estudo dos alunos. In: PUENTES, Roberto Valdés; MELLO, Suely Amaral (org.). Teoria da atividade de estudo: contribuições de pesquisadores brasileiros e estrangeiros. Uberlândia: EDUFU, 2019. Livro II. p. 189-210.

CURRÍCULO para a rede municipal de ensino. [S. l.]: Secretaria Municipal de Educação, 2016.

GIROTTO, Cyntia Graziela Guizelin Simões; SOUZA, Renata Junqueira. Estratégia de leitura: para ensinar alunos a compreender o que leem. Campinas: Mercado das Letras, 2010.

HERNANDES, Elianeth Dias Kanthack. Sentido no que fazemos. NAHum: Núcleo de Alfabetização Humanizadora, [s.l.] n. 8, p. 1-6, jan./fev. 2022.

JOLIBERT, Josette. Formando crianças leitoras. Porte Alegre: Artes Médicas, 1994.

KOHLE, Érika Christina. A aprendizagem da escrita e os textos do cotidiano. NAHum: Núcleo de Alfabetização Humanizadora, [s.l.], n. 5, p. 2-3, jul./ago. 2021.

MARINO FILHO, Armando. A atividade de estudo no ensino fundamental: necessidade e motivação. 236f. 2011. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2011.

MILLER, Stela. Atividade de estudo: especificidades e possibilidades educativas. In: PUENTES, Roberto Valdés; MELLO, Suely Amaral (org.). Teoria da atividade de estudo: contribuições de pesquisadores brasileiros e estrangeiros. Uberlândia: EDUFU, 2019. Livro II. p. 71-94.

MILLER, Stela; ARENA, Dagoberto Buim. A constituição dos significados e dos sentidos no desenvolvimento das atividades de estudo. Ensino Em Re-Vista, Uberlândia, v. 18, n. 2, p. 341-353, jul./dez. 2011.

MILLER, Stela. O ensino e a aprendizagem da leitura e da escrita como um processo humanizador. Educação em Análise, Londrina, v. 5, n.1, p. 7-30, 2020. Dossiê: o ensino e a aprendizagem nos anos iniciais no ensino fundamental. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/40185. Acesso em: 05 nov. 2022

NUNCA ACONTECE NADA NA MINHA RUA: sinopse. [São Paulo]: Livraria da Vila, 2023. Disponível em: https://www.livrariadavila.com.br/nunca-acontece-nada-na-minha-rua-509045/p. Acesso em: 08 ago. 2023.

PUENTES, Roberto Valdés. Didática desenvolvimental da atividade: uma aproximação ao sistema Elkonin-Davidov-Repkin (1958-2015). In: PUENTES, Roberto Valdés; MELLO, Suely Amaral (org.). Teoria da atividade de estudo: contribuições de pesquisadores brasileiros e estrangeiros. Uberlândia: EDUFU, 2019. Livro II. p. 25-52.

PUENTES, Roberto Valdés. O sistema Elkonin-Davidov-Repkin no contexto da didática desenvolvimental da atividade (1958-2015). In: PUENTES, Roberto Valdés; CARDOSO, Cecília Garcia Coelho; AMORIM, Paula Alves Prudente. (orgs.). Teoria da atividade de estudo: contribuições de D. B. Elkonin, V. V. Davidov e V. V. Repkin. 2. ed. Uberlândia: CRV: EDUFU, 2020a. Livro I. p. 53-79.

PUENTES, Roberto Valdés. Uma nova abordagem da teoria da aprendizagem desenvolvimental. In: PUENTES, Roberto Valdés; CARDOSO, Cecília Garcia Coelho; AMORIM, Paula Alves Prudente. (orgs.). Teoria da atividade de estudo: contribuições de D. B. Elkonin, V. V. Davidov e V. V. Repkin. 2. ed. Uberlândia: CRV: EDUFU, 2020b. Livro I. p. 31-52.

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 10. ed., Campinas: Autores Associados, 2008.

SILVA, Regina Marcia Michelato da. Gênero “Carta de Reclamação”: uma proposta de intervenção a partir da metodologia das sequências didáticas. In: PARANÁ. Secretaria de Educação. Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE: Produções didático-pedagógicas. Paraná: A Secretaria, 2016. v. 2. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2016/2016_pdp_port_uenp_reginamarciamichelatosilva.pdf. Acesso em: 29 nov. 2023

SILVA, Greice Ferreira da. Os atos de ler e de escrever: algumas reflexões. Revista Brasileira de Alfabetização, [s.l.], n. 14, p. 77-88, 2021.

SILVA, Greice Ferreira da; ARENA, Dagoberto Buim. O pequeno leitor e o processo de mediação de leitura literária. Álabe, Spain, n. 6, p. 1-14, dez. 2012.

ZAGO, Luis Henrique. O método dialético e a análise do real. Kriterion, Belo Horizonte, n. 127, p. 109-124, jun. 2013.

Downloads

Publicado

26-03-2026

Como Citar

VIDIGAL, Letícia; FRANCO, Sandra Aparecida Pires. O que, como e por que ler? A teoria da atividade de estudo e a análise como ação necessária para a compreensão leitora. Revista Linhas, Florianópolis, v. 27, n. 63, p. 397–425, 2026. DOI: 10.5965/1984723827632026397. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/27093. Acesso em: 29 mar. 2026.