Oficina o casaco de Marx: entre a moda, o design, a antropologia e a semiótica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/25944630432020045

Palavras-chave:

moda , desing , cultura material

Resumo

O artigo tem como objetivo analisar a oficina “O casaco de Marx”, elaborada e coordenada por Maira Gouveia, ação performática contingente inspirada nas imbricações poéticas da vestimenta com seus usuários relatadas no livro homônimo do historiador Peter Stallybrass (2012). Como metodologia, a oficina possui um caráter prático-reflexivo e propõe exercícios que dialogam com os campos da semiótica e da antropologia, utilizando questionamentos e apontamentos da moda e do design para tecer uma leitura crítico-reflexiva sobre as possibilidades de relações a serem construídas com os objetos do cotidiano. Ao longo da investigação, foi possível observar modos de ocorrência de diálogos entre os campos do design, da moda, da antropologia e da semiótica, para repensar o nosso olhar sobre a cultura material e propor uma relação mais significativa com os artefatos que nos circundam, a partir da compreensão do realismo agencial de Karen Barad. Ou seja, pensar na oficina a possibilidade de compreensão dos objetos como agentes sociais enquanto cocriadores de nossos modos de existência.

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Biografia do Autor

Maira Pereira Gouveia Coelho, Universidade do Estado de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG

Com especial interesse na pesquisa sobre a relação entre corpo e objeto, possui graduação em Design de Moda na Universidade Federal de Minas Gerais (2014). Tem experiência como docente na Índia na faculdade Arch Academy of Design (2016-2017), onde, além de trabalhar como educadora através do método Pearson BTEC, Level 5 nos departamentos de Design Foundation e Fashion Design também contribuiu coorientando trabalhos de conclusão de curso, desenvolvendo workshops para promoção do campo do Design, instalações para o campus, escrevendo artigos para a revista da instituição e organizando visitas de campo em diversos locais do estado do Rajastão. Também ministra desde 2011 diversos projetos e cursos de curta duração na área de arte-educação em diferentes países da Ásia e da América Latina. Em 2012 foi uma das 30 designers selecionada para IV Bienal Brasileira de Design com a obra Casca, no mesmo ano ganhou o Prêmio de Melhor Portfólio Acadêmico na XVI Semana de Conhecimento da UFMG, além de participação em outras diversas mostras e exposições ao longo de sua carreira. 

Juliana de Oliveira Rocha Franco, Universidade do Estado de Minas Gerais

Juliana Rocha Franco é doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC- SP. Realizou estágio de doutorado na University of Maryland. Após o doutorado, trabalhou como pesquisadora de Pós-Doutorado no Programa de Tecnologias da Inteligência e Design Digital da PUC-SP. Em seguida, atuou como Professora Visitante no Programa de Pós-Graduação em Cognição, Tecnologias e Instituições da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA). Atualmente é professora da Escola de Design da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG) e do programa de Pós-Graduação em Design da UEMG (PPGD-UEMG). Tem experiência nas áreas de Comunicação, Semiótica e Design. Se divide em duas frentes de trabalho, uma mais específica visando a leitura aprofundada do sistema filosófico de Charles S. Peirce e uma mais aberta, que busca compreender e analisar processos de percepção e produção de sentido na contemporaneidade.

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Publicado

2020-10-02 — Atualizado em 2020-10-01

Versões

Como Citar

COELHO, Maira Pereira Gouveia; FRANCO, Juliana de Oliveira Rocha. Oficina o casaco de Marx: entre a moda, o design, a antropologia e a semiótica. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 4, n. 3, p. 45–67, 2020. DOI: 10.5965/25944630432020045. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/17788. Acesso em: 29 mar. 2024.