EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR COM GEOLOGIA E ANTROPOLOGIA NO PROJETO DE EXTENSÃO “DESPERTANDO O BIOMA AMAZÔNICO PELOS CINCO SENTIDOS”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2594641209022025e125

Palavras-chave:

extensão universitária, geociências, antropologia, cultura amazônica, educação intercultural, ensino de ciências

Resumo

Este artigo apresenta um relato de experiência desenvolvido no âmbito do projeto de extensão universitária “Despertando o Bioma Amazônico pelos Cinco Sentidos”, que promove o diálogo entre ciência, cultura e comunidade escolar. As ações ocorreram em escolas públicas da cidade de Boa Vista, estado de Roraima, com a realização de exposições de Geologia e Antropologia voltadas a estudantes do ensino fundamental e médio. A proposta buscou integrar saberes acadêmicos e conhecimentos locais por meio de metodologias participativas, uso de elementos simbólicos e vivências sensoriais. Os resultados revelam o fortalecimento do sentimento de pertencimento dos estudantes ao território amazônico, despertando curiosidade científica e reconhecimento da diversidade étnico-cultural local. A experiência reafirma o papel transformador da extensão universitária na promoção de aprendizagens significativas e na valorização dos saberes regionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lena, Universidade Federal de Roraima

Doutora em Geociências pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Geofísica pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e Graduada em Geologia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Professora Associada III pelo Dpto de Geologia/Instituto de Geociências/UFRR. Participa como orientadora e docente nos programas de pós-graduação: Recursos Naturais (PRONAT/UFRR); Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (PROFNIT/UFRR) e de Geografia (PPG-GEO/UFRR). Trabalha com Geofísica e Geologia Ambiental, desenvolvendo pesquisas em resíduos sólidos, adequação ambiental de lixões e cemitérios junto a seus riscos de contaminação em subsuperfície, estudo de riscos ambientais para a sociedade e de aproveitamento sustentável de recursos hídricos. Líder do Grupo de Pesquisa Caimbé-Geociências de Roraima e Coordenadora do Museu de Geociências da UFRR (MuGEO).

Jackson, Universidade Federal de Roraima

Professor da Universidade Federal de Roraima desde julho/2015. Antes foi professor adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso desde 2007. Esteve vinculado à UFAM na condiçao de pesquisador DCR e e ao Museu Emílio Goeldi durante sua formação em pós-graduação. Possui graduação em Geologia pela Universidade Federal do Amazonas (1998), mestrado em Geologia e Geoquímica pela Universidade Federal do Pará (2000) e doutorado em Geologia e Geoquímica pela Universidade Federal do Pará (2005).

Manuela, Universidade Federal de Roraima

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social do Museu Nacional (PPGAS/MN/UFRJ), mestre em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais de Agricultura, Desenvolvimento e Sociedade (CPDA/UFRRJ) e graduada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), com um período sanduíche na University of Fairfield, USA. Possui estágio pós-doutoral pelo Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território na Universidade de Aveiro, Portugal. Tem como principais áreas de atuação - Trajetórias de migração e ocupação de territórios; Saberes locais; Conflitos e sobreposições de terras; Família; gênero; Política fundiária. Professora associada do curso de bacharelado em antropologia, professora permanente da pós-graduação em antropologia social (PPGANTS) no Instituto de Antropologia (INAN), membro do Laboratório de Pesquisa e Extensão sobre o Rural de Roraima (LABORR), pesquisadora do Núcleo de Antropologia da Política (NuAP/PPGAS/UFRJ), coordenadora do Comitê de Pesquisa 02 - Ruralidades e lutas sociais no campo da Sociedade Brasileira de Sociologia, membro do Conselho Consultivo da Rede de Estudos Rurais (2024-2025), do GT Anpocs Pública (2023-2024) e da Comissão de Direitos Humanos (CDH) da Associação Brasileira de Antropologia (2023-2024). Atuou como professora visitante por d

Simone, UFRR

Professora Associada da Universidade Federal de Roraima (UFRR), com atuação no Departamento de Química desde 2013, em regime de dedicação exclusiva. Possui Doutorado em Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com ênfase em Química Inorgânica e Bioinorgânica, desenvolvendo pesquisa na área de complexos metálicos com potencial aplicação como agentes de contraste e antitumorais. É Mestre em Química pela UFRR, com experiência em análise físico-química e composição de óleos vegetais regionais, e possui graduação em Química também pela UFRR.Atua nas áreas de Química Bioinorgânica Ambiental e Ensino de Química. Participa ativamente de comissões acadêmicas, colegiados e conselhos da universidade. Recebeu prêmios e distinções por sua atuação em pesquisa, ensino e orientação de alunos de iniciação científica. Também possui experiência em Educação a Distância e tem interesse em projetos voltados à inovação didática e à aplicação de conhecimentos químicos em contextos amazônicos.

Galvão, Universidade Federal de Roraima

André Galvão possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal - Campo Grande (MS) (2004), fez residência médica em Clínica Médica de Pequenos Animais pela FCAV/Unesp - Jaboticabal (SP) (2008) e Mestrado e Doutorado em Clínica Médica de Pequenos Animais com ênfase em Nefrologia e Urologia Veterinária pela mesma instituição de ensino superior (IES) (2010/2014). Possui experiência em atendimento Hospitalar na área de Clínica Médica de Pequenos Animais, participou do programa de treinamento profissional em Nefrologia e Urologia no Hospital Veterinário - Governador Laudo Natel no período correspondente ao mestrado e doutorado e trabalhou como Médico Veterinário no Hospital Veterinário Dr. Halim Atique do Centro Universitário de Rio Preto (UNIRP) durante o período de 2014 a 2018. Ademais, na mesma IES e no mesmo período, exerceu a função de docente no curso de Medicina Veterinária, ministrando aulas nas disciplinas de Clínica Médica e Terapêutica de Pequenos Animais I e II, Semiologia e Patologia Clínica para a graduação. Ministrou aulas no curso de Pós-graduação Lato Sensu; em Medicina Veterinária, nas disciplinas de Gastroenterologia Veterinária, Urologia e Nefrologia Veterinária e Neurologia Veterinária no Módulo de Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais do UNIRP (2014-2016). Contribuiu em atividades de pesquisa junto aos graduandos e aprimorandos do curso de Medicina Veterinária de diferentes unidade de ensino com apresentação de trabalhos em congressos nacionais e internacionais e, até no presente momento, publicou 54 artigos, sendo que desses 54 artigos publicados, foi o primeiro ou último autor em 23. Adicionalmente, é autor de um livro O Plantonista (conhecimentos básicos de medicina veterinária intensiva em pequenos animais) e possui a participação em 19 capítulos de livros. Na mesma Faculdade de Medicina Veterinária Unesp Araçatuba-SP, ministrou aulas na graduação do Curso de Medicina Veterinária, como Professor Substituto, na disciplina de Clínica Médica de Pequenos Animais (concurso edital 11/2018, FMVA-UNESP) (2018), no mesmo período na mesma IES, como Professor Convidado, ministrou aulas como colaborador nas disciplinas de Enfermidades Infecciosas dos Animais e Semiologia. Ministrou aula de Clinica Médica de Pequenos Animais, Semiologia, Patologia Clínica e Doenças Infecciosas na Universidade de Araraquara (UNIARA) (2019 - 2020). Na Unigran foi docente da disciplina de clínica médica de pequenos animais (2021). Coordenou várias ações de Educação Socioambiental quando docente no UNIRP e na UNIARA em destaque em São José do Rio Preto participou do Inquérito Sorológico Canino na Pesquisa da Leishmaniose Visceral Canina e ainda coordenou palestras realizadas em Instituições assistidas pelo Sistema Único de Saúde - AMICC, com o foco no controle e prevenção de Zoonoses (2018/2019). Atualmente, é docente da UFRR ministrando a disciplina de Clínica Médica de Pequenos Animais. Como supracitado, apresenta perfil de trabalho em equipe, demonstrando satisfação, compromisso e seriedade nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Referências

CAMPOS, Carlos Roberto Pires; SUANNO, Sérgio Benachio; SILVA, Renderson Albino. Ensino por investigação sobre geologia de rochas ornamentais, em busca da aprendizagem significativa. Terræ Didatica, Campinas, SP, v. 20, p. 1–10, e024028, 2024. DOI: https://doi.org/10.20396/td.v20i00.8677362.

CONSTANTE, Andreia; VASCONCELOS, Clara. Actividades lúdico-práticas no ensino da geologia: complemento motivacional para a aprendizagem. Terræ Didatica, Campinas, SP, v. 6, n. 2, p. 101–124, 2015. DOI: 10.20396/td.v6i2.8637467. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8637467.

CANDEIRO, Carlos Roberto dos Anjos; MOREIRA, Suely Aparecida Gomes; DIAS, Tamires do Carmo. Contribuição da Ciência da Terra para a formação científica na Educação Básica: produção de materiais didáticos e práticas de Ciências Naturais. Ensino em Re-Vista, v. 27, p. 1451-1466, 2020. DOI: https://doi.org/10.14393/ER-v27nEa2020-12.

COSTA, Silas Samuel do Santos; MUSSE, Narla Sathler de Oliveira; FILLIPPI, Rafael Rabelo; COSTA, Lucas dos Santos; SILVA, Mayara Maria Mendes da. Educação e didática no Ensino Fundamental: aprendendo geociências com kits de minerais e rochas. Revista Educação (UFSM), v. 46, p. 1–29, 2021. DOI: https://doi.org/10.5902/1984644442481.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREITAS, Marcel de Almeida. Antropologia e educação escolar: a educação indígena, o combate à misoginia, à LGBTTfobia e à discriminação contra a cultura afro-brasileira. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 37, e26064, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-469826064.

LEAL, Ione Oliveira Jatobá; SANTOS, Ivaneide Silva dos; ARAÚJO, Joseane Gomes de. Ensino de geografia com o Atlas escolar municipal: experiências extensionistas com professores dos anos finais do ensino fundamental. Educar em Foco, Curitiba, v. 1, n. 36, 2025. DOI: https://doi.org/10.5380/ef.v1i36.95267.

Nascimento, Adir Casaro, Vieira, Carlos Magno Naglis, Aguilera Urquiza, Antonio Hilário. (2024). Indígenas na universidade: possibilidades de construção de uma pedagogia intercultural. Perspectiva, v. 42, n. 3, p. 1–13. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2024.e93358.

NASCIMENTO, Maria Rosemi Araujo do. Cultura, diversidade e diretrizes para a educação escolar indígena. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 18, n. 4, p. 1934-1956, 2020. DOI: https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i4p1934-1956.

PARENTE, Francilene de Aguiar; MILÉO, Irlanda do Socorro de Oliveira; SILVA, Luciana Costa da. Culturas silenciadas na Amazônia: a Lei nº 11.645/2008 e a temática indígena no livro didático de História. Revista de Educação Pública, Cuiabá, v. 31, 2022. DOI: https://doi.org/10.29286/rep.v31ijan/dez.14213.

PINTO, Viter Magalhães; PEREIRA, Vaneza Barreto; CARDOZO, Emanuélle Soares; CAMPOS, Suyane Gonçalves de; ALVES, Johny Barreto; VARGAS, Vitor Mateus Lopes. O vídeo como recurso inovador na introdução das geociências no ensino fundamental. Expressa Extensão, v. 27, n. 1, p. 94-107, 2021. DOI: https://doi.org/10.15210/ee.v27i1.21771.

PONTE, Maxwell L.; PIRANHA, Joseli M. Estratégias e recursos educacionais para inserção das Geociências na educação básica. Terræ Didatica, Campinas, SP, v. 14, n. 4, p. 431–438, 2018. DOI: 10.20396/td.v14i4.8654193. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8654193.

SANTOS, Daniel Pereira dos; SANTOS, Paulo Sérgio dos; RODRIGUES, Rodrigo Moreira; FEITOSA, Sérgio Stênio Andrade; CARNEIRO, Vanderson Gonçalves. Relato de experiência do banco comunitário de desenvolvimento Jardim Botânico. Educar em Foco, Curitiba, v. 1, n. 36, 2025. DOI: https://doi.org/10.5380/ef.v1i36.94142.

SILVA, Edson Hely. A temática indígena e o ensino: reflexões históricas e antropológicas. Antropologia & Sociedade -Revista do Laboratório de Antropologia, Arqueologia e Bem-Viver da UFPE, v. 1, n. 1, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/antropologiaesociedade/article/view/257832/43644.

SILVA, Rosely Vaz Bernardes; ALMEIDA, Claudio Magalhães de; PORTO, Marcelo Duarte. Ensino de geociências: paleontologia e geologia uma abordagem baseada na aprendizagem significativa. Revista Mirante, Anápolis, v. 11, n. 7, 2018. ISSN 1981-4089. Disponível em: https://www.revista.ueg.br/index.php/mirante/article/view/7976/5545.

Downloads

Publicado

19-12-2025

Como Citar

BARATA SOUZA, Lena Simone; SILVA DA PAZ, Jackson Douglas; SOUZA SIQUEIRA CORDEIRO, Manuela; RODRIGUES SILVA, Simone; BAPTISTA GALVÃO, André Luiz. EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR COM GEOLOGIA E ANTROPOLOGIA NO PROJETO DE EXTENSÃO “DESPERTANDO O BIOMA AMAZÔNICO PELOS CINCO SENTIDOS”. Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura, Florianópolis, v. 9, n. 2, 2025. DOI: 10.5965/2594641209022025e125. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/cidadaniaemacao/article/view/27366. Acesso em: 19 dez. 2025.