A "biografia artística" com jovens deslocados em acampamentos no Iraque: presença como indicador de resiliência
DOI:
https://doi.org/10.5965/198431781642020115Palavras-chave:
Humanitarian Aid, Education in Emergencies, Art Workshops, Resilience, Art Education, Artistic biographyResumo
Os atuais conflitos armados no mundo, e em particular aqueles ligados ao Sistema de Estado Islâmico (ISIS) no Iraque, constituem um grande obstáculo para a estabilidade das referências sociais, para uma leitura coletiva de uma cultura comum e para uma sociedade livre dos sintomas da guerra. Intervenções artísticas inclusivas com crianças afetadas por conflitos, são muitas vezes levadas a cabo para aumentar a sua resiliência e empoderamento. O objetivo deste artigo é analisar a resiliência identificada durante a implementação de um dispositivo de atividades de "biografia artística", com técnicos de uma ONG e jovens, em um acampamento no Iraque. O dispositivo construído foi um projeto para "pintar nossas caravanas" como um primeiro projeto com os jovens em um acampamento. Através de nossa experiência como artista, treinador e pesquisador, observamos os traços de "presença" durante as atividades artísticas. Compromisso em um trabalho coletivo, autorreconhecimento pelos treinadores e autorreconhecimento no trabalho artístico final são os três indicadores de presença que observamos. Os processos de resiliência individual e coletiva são complexos e longos e sujeitos a muitos obstáculos. Nosso artigo convida a uma maior investigação para construir evidências e desenvolver uma resposta artística em emergências humanitárias.
Referências
AGIER, M. Gérer les indésirables: des camps de réfugiés au gouvernement humanitaire. Paris: Flammarion, 2008.
AGIER, M. Espaces et temps du gouvernement humanitaire. Pouvoirs, v. n° 144, n. 1, p. 113–123, 27 mar. 2013. Disponível em: <https://www.cairn.info/revue-pouvoirs-2013-1-page-113.htm>. Acesso em: 17 jan. 2019.
AGIER, M. Urgence et attente. Enquête sur le temps dans les camps contemporains. Écrire l’histoire. Histoire, Littérature, Esthétique, n. 16, p. 175–183, 15 set. 2016. Disponível em: <http://journals.openedition.org/elh/1086>. Acesso em: 3 jun. 2020.
AKESSON, B. et al. “Stepping Back” as Researchers: Addressing Ethics in Arts-Based Approaches to Working with War-Affected Children in School and Community Settings. Rochester, NY: Social Science Research Network, 1 abr. 2014. . Disponível em: <https://papers.ssrn.com/abstract=2476379>. Acesso em: 25 nov. 2018.
BAXANDALL, M. Formes de l’intention. Nîmes: Editions Jacqueline Chambon, 2000.
BEAUREGARD, C. Effects of Classroom-Based Creative Expression Programmes on Children’s Well-Being. The Arts in Psychotherapy, v. 41, n. 3, p. 269–277, jul. 2014. Disponível em: <https://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S0197455614000483>. Acesso em: 9 out. 2018.
BEAUREGARD, C. et al. Building Communities in Tense Times: Fostering Connectedness Between Cultures and Generations through Community Arts. American Journal of Community Psychology, v. n/a, n. n/a, 2019. Disponível em: <http://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1002/ajcp.12411>. Acesso em: 30 dez. 2019.
BILLETER, J. F. Esquisses. Paris: Éditions Allia, 2016.
BURIEL, A. Artistic experiences and hope: identity issues of displaced children in Ashti Camp (Iraqi Kurdistan). 2017. Institut des Relations Internationales et Stratégiques, Paris ; Institut Bioforce, 2017. Disponível em: <https://hal.archives-ouvertes.fr/tel-01621986>. Acesso em: 14 nov. 2018.
CHAUVIER, E. Les Mots sans les choses. [s.l.] Allia, 2014.
COHOLIC, D. et al. Promoting Resilience within Child Protection: The Suitability of Arts-Based and Experiential Group Programs for Children in Care. Social Work with Groups, v. 35, n. 4, p. 345–361, 1 out. 2012. Disponível em: <https://doi.org/10.1080/01609513.2011.624974>. Acesso em: 9 maio. 2020.
COLLECTIF DIDACTIQUE POUR ENSEIGNER. Didactique pour enseigner. [s.l: s.n.]
CYRULNIK, B. Conférence “La résilience dans les situations extrêmes”Université de Nantes, 2015. . Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=AM4JSsNIJ3E>. Acesso em: 30 mar. 2020.
DELPLA, I. Humanitaire et biopolitique. Pouvoir et vie, Actes de l’Université Européenne d’Eté de Nice Juillet 2003. p. 75–90, 2004. Disponível em: <https://www.academia.edu/11919336/Humanitaire_et_biopolitique>. Acesso em: 9 dez. 2018.
DENOV, M. et al. Intergenerational resilience in families affected by war, displacement, and migration: “It runs in the family”. Journal of Family Social Work, v. 22, n. 1, p. 17–45, 1 jan. 2019. Disponível em: <https://doi.org/10.1080/10522158.2019.1546810>. Acesso em: 15 abr. 2019.
DENOV, M.; SHEVELL, M. C. Social work practice with war-affected children and families: the importance of family, culture, arts, and participatory approaches. Journal of Family Social Work, v. 22, n. 1, p. 1–16, 1 jan. 2019. Disponível em: <https://doi.org/10.1080/10522158.2019.1546809>. Acesso em: 15 abr. 2019.
EDUCATION CANNOT WAIT. Foundations’ engagement in Education in emergencies and protracted crises. [s.l: s.n.]. Disponível em: <https://www.educationcannotwait.org/downloads/reports-and-publications/>.
ELIAS, N. La Société des individus. Paris: Pocket, 1997.
FRASER, N.; HONNETH, A. Redistribution Or Recognition?: A Political-philosophical Exchange. [s.l.] Verso, 2003.
GARRETT, P. M. Recognizing the Limitations of the Political Theory of Recognition: Axel Honneth, Nancy Fraser and Social Work. The British Journal of Social Work, v. 40, n. 5, p. 1517–1533, 1 jul. 2010. Disponível em: <http://academic.oup.com/bjsw/article/40/5/1517/1719284>. Acesso em: 7 jun. 2020.
GREEN, A.; DENOV, M. Mask-Making and Drawing as Method: Arts-Based Approaches to Data Collection With War-Affected Children. International Journal of Qualitative Methods, v. 18, p. 160940691983247, jan. 2019. Disponível em: <http://journals.sagepub.com/doi/10.1177/1609406919832479>. Acesso em: 15 abr. 2019.
GÜNEY, S. S.; ATIK, L. A.; LUNDMARK, D. S. Holding hope: Rehabilitation of Syrian refugee children through art, music and dance movement therapy. In: Working across modalities in the arts therapies: Creative collaborations. New York, NY, US: Routledge/Taylor & Francis Group, 2018. p. 95–108.
HARTOG, F. Régimes d’historicité : présentisme et expériences du temps. Paris: LESEUIL, 2003.
HEISE, D. Steeling and Resilience in Art Education. Art Education, v. 67, n. 3, p. 26–30, maio 2014. Disponível em: <https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/00043125.2014.11519270>. Acesso em: 9 maio. 2020.
HONNETH, A. The Struggle for Recognition: The Moral Grammar of Social Conflicts. [s.l.] MIT Press, 1996.
HOUSTON, S.; DOLAN, P. Conceptualising Child and Family Support: The Contribution of Honneth’s Critical Theory of Recognition. Children & Society, v. 22, n. 6, p. 458–469, 2008. Disponível em: <http://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/j.1099-0860.2007.00126.x>. Acesso em: 9 jun. 2020.
INTERNATIONAL ORGANIZATION FOR MIGRATIONS. Displacement tracking matrix - Iraq master list (march - april 2020). [s.l: s.n.]. Disponível em: <http://iraqdtm.iom.int/images/MasterList/20205201237108_DTM_115_Report_March_April_2020.pdf>. Acesso em: 9 jun. 2020.
KIM, H. Community and Art: Creative Education Fostering Resilience through Art. Asia Pacific Education Review, v. 16, n. 2, p. 193–201, 1 jun. 2015. Disponível em: <https://doi.org/10.1007/s12564-015-9371-z>. Acesso em: 20 maio. 2020.
MAUSS, M.; LÉVI-STRAUSS, C. (ed.). Sociologie et anthropologie. 13. édicion ed. Paris: PUF (Presse Universitaires de France), 2013.
MORAIS, S. Le chemin de la phénoménologie : une méthode vécue comme une expérience de chercheur. Recherches qualitatives, n. 1, p. 497–511, 2013. Disponível em: <http://www.recherche-qualitative.qc.ca/documents/files/revue/hors_serie/hs-15/hs-15-Morais.pdf>.
OVERSEAS DEVELOPMENT INSTITUTE. Education Cannot Wait Proposing a fund for education in emergencies. [s.l: s.n.]. Disponível em: <https://www.odi.org/sites/odi.org.uk/files/resource-documents/10497.pdf>. Acesso em: 9 dez. 2019.
RIENTIES, B.; RIVERS, B. A. Measuring and Understanding Learner Emotions: Evidence and Prospects. p. 30, 2014.
TASSIN, É. La condition migrante. Tumultes, v. n° 51, n. 2, p. 193–221, 11 dez. 2018. Disponível em: <http://www.cairn.info/revue-tumultes-2018-2-page-193.htm>. Acesso em: 17 dez. 2018.
UNHCR. Stepping up : Refugee education in crisis. Geneva, Switzerland: UNHCR, 2019. . Disponível em: <https://www.unhcr.org/steppingup/wp-content/uploads/sites/76/2019/09/Education-Report-2019-Final-web-9.pdf>. Acesso em: 9 dez. 2019.
UNICEF. Humanitarian action for children 2019. New York, NY, USA: UNICEF, 2019. . Disponível em: <https://www.unicef.org/sites/default/files/2019-01/Humanitarian-action-for-children-2019-fr.pdf>. Acesso em: 29 jan. 2019.
UNICEF; FRENCH MINISTRY OF FOREIGN AFFAIRS. “Protecting Children From War” Conference. In: Paris. Anais... Paris: 21 fev. 2017. Disponível em: <https://www.diplomatie.gouv.fr/en/french-foreign-policy/human-rights/children-s-rights/protecting-children-from-war-conference-21-february-2017/>.
VOLLAIRE, C. Humanitaire, le cœur de la guerre. Paris: Insulaire, 2007.
YAR, M. Panoptic Power and the Pathologisation of Vision: Critical Reflections on the Foucauldian Thesis. Surveillance & Society, v. 1, n. 3, p. 254–271, 2003. Disponível em:<https://ojs.library.queensu.ca/index.php/surveillance-and-society/article/view/3340>. Acesso em: 9 jun. 2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Albane Buriel, Sylvie Morais, Monique Loquet

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A Revista Educação Artes e Inclusão é um periódico que segue a Política de Acesso Livre. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Educação, Artes e Inclusão [REAI] ou do Grupo de Pesquisa Educação, Artes e Inclusão (GPEAI).
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
(a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
(c) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
Esta revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.
Copyright Statement
The Educação, Artes e Inclusão is a journal that follows the Free Access Policy. The articles published by the journal are free of charge, intended for educational and non-commercial applications. The articles whose authors are identified represent the expression from the point of view of their authors and not the official position of the Educação, Artes e Inclusão Journal or the Educação, Artes e Inclusão Research Group.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
(A) Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of the work with acknowledgment of authorship and initial publication in this magazine.
(B) Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this magazine.
(C) This journal provides public access to all of its content, as this allows for greater visibility and scope of published articles and reviews. For more information on this approach, visit the Public Knowledge Project.
This journal is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License. This license allows others to remix, adapt and create from your work for non-commercial purposes, and although new work must give you due credit and cannot be used for business purposes, users do not have to license such derivative works under the same terms.
Declaración de Derecho de Autor
Los autores que publican en esta revista concuerdan con los siguientes términos:
(A) Autores mantiene los derechos de autor y concede a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licencia Creative Commons Attribution que permite el compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.
(B) Autores tienen autorización para asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (por ejemplo, publicar en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
(C) Esta revista proporciona acceso público a todo su contenido, ya que esto permite una mayor visibilidad y alcance de los artículos y reseñas publicadas. Para obtener más información acerca de este enfoque, visite el Public Knowledge Project.