Análise de dois métodos brasileiros para ensino coletivo de instrumentos de arco

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/198431781820231e0039

Palavras-chave:

ensino coletivo de instrumentos musicais, manuais ou métodos didáticos, educação musical

Resumo

O artigo propõe-se a analisar dois métodos de ensino coletivo para instrumentos de arco. Nos últimos anos, vimos um crescimento significativo em relação à utilização e à pesquisa do ensino coletivo de instrumentos musicais em nosso país, mas quando o professor de cordas procura realizar seu trabalho tendo como suporte um método que utilize repertório brasileiro, encontra muitos problemas, pois existem poucas, ou nenhuma opção no mercado, que também não possui tradição na comercialização de materiais didáticos de música. Especificamente, a proposta foi realizar uma análise voltada às questões técnicas e culturais, que utilizou na coleta de dados o procedimento de notação orientada por guia e, na interpretação, organização e apresentação dos dados obtidos, a estatística descritiva e o processo de emparelhamento (Pattern Matching). Os dois métodos analisados nesse artigo podem contribuir para enriquecer o processo inicial de ensino de música, oferecendo uma boa opção para incluir o repertório brasileiro, formado por canções e temas folclóricos, na iniciação de alunos de violino, viola, violoncelo e contrabaixo.

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Biografia do Autor

Wilson Rogério Santos, Federal University of Tocantins

Doutor em Música pela UFBA. Mestre em Artes - Música pela UNESP. Bacharel pela UNICAMP em Composição (1994) e Regência (1997). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal do Tocantins. Realiza estudos nas áreas de ensino em grupo de instrumentos musicais, música e desenvolvimento humano e social, musicologia e etnomusicologia.

Ana Roseli Paes dos Santos, Federal University of Tocantins

Doutora pela Universidade do Minho/PT, na especialidade de Educação Musical. É Professora Adjunta da Universidade Federal do Tocantins e coordenadora do Gabinete de Investigação em Educação Musical. Desenvolve estudos nas áreas do ensino de instrumentos musicais, Educação Musical, formação de professores de música e etnopedagogia musical.

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Publicado

12-07-2023

Como Citar

SANTOS, Wilson Rogério; SANTOS, Ana Roseli Paes dos. Análise de dois métodos brasileiros para ensino coletivo de instrumentos de arco. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 19, n. 1, p. e0039, 2023. DOI: 10.5965/198431781820231e0039. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/17147. Acesso em: 8 maio. 2024.