Coletividade em Albers: Experimentações em Residência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/244712671132025216

Palavras-chave:

Residência Artísticopedagógica, Josef Albers, Criatividade, Arte Geométrica, Coletividade

Resumo

O presente texto apresenta o contexto em que se deu a Residência Artísticopedagógica da artista professora Carla Beatriz Franco Ruschmann, a qual ocorreu na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), dentro do projeto idealizado pelo Programa de Extensão Estúdio de Pintura Apotheke. No segundo semestre de 2025, a professora acompanhou as disciplinas de Processos Pictóricos (DAV/CEART/UDESC) e participou do Grupo de Estudos do Estúdio de Pintura Apotheke, onde propôs a realização de uma pintura coletiva, composta por 25 telas, desenvolvida a partir de um exercício de Josef Albers (2009), base teórica dos encontros realizados. Para além deste referencial, a produção também se ancorou no trabalho artístico da professora convidada, o qual versa sobre a arte geométrica e se dispõe a pensar em que outras formas e organizações a pintura pode tomar. Dessa forma, o projeto coletivo desenvolvido buscou articular maneiras de se pensar junto o processo pictórico com aquilo que já vinha sendo estudado no grupo, a partir disso experimentando outras maneiras de organizar e experienciar a pintura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ananda Guimarães Alcântara, Universidade do Estado de Santa Catarina

Mestranda do Programa de Pós Graduação em Artes Visuais (PPGAV) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) na linha de Ensino das Artes Visuais. Graduada no curso de Licenciatura em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). 

Carla Beatriz Franco Ruschmann, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Belas Artes pela Universidade de Granada- Espanha (2003) e graduada em Pintura pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (1995). Na atualidade é professora Titular da Universidade Federal do Paraná lecionando nos cursos de Licenciatura em Artes, e na Especialização Questão Social pela Perspectiva Interdisciplinar, ambos do Setor Litoral, e no curso Tecnólogo em Gestão Cultural, EAD, UFPR e UAB, pelo SEPT.

Referências

ALBERS, Josef. A interação da cor. São Paulo: Wmf Martins Fontes, 2009.

DEWEY, John. Democracia e educação. 4. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1979.

MORAES, Marcos. Residência artística: uma reflexão sobre os ambientes de formação, criação e difusão das práticas artísticas contemporâneas. In: ARTES, Fundação Nacional de (org.). Política para as artes: prática e reflexão. Rio de Janeiro: Funarte, 2014. p. 14-43.

STOLTZ, Tania. Capacidade de criação: introdução. Petropólis: Vozes, 1999.

Downloads

Publicado

28-12-2025

Como Citar

ALCÂNTARA, Ananda Guimarães; RUSCHMANN, Carla Beatriz Franco. Coletividade em Albers: Experimentações em Residência. Revista Apotheke, Florianópolis, v. 11, n. 3, p. 216–229, 2025. DOI: 10.5965/244712671132025216. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/28280. Acesso em: 8 jan. 2026.

Edição

Seção

Notas sobre Experiência