Casa-ateliê: Habitar, criar, resistir
DOI:
https://doi.org/10.5965/244712671132025065Palavras-chave:
Casa-Ateliê, Habitar, processo criativo, cotidiano , Arte; Educação; Colagem; Dadaísmo; Cartografia.Resumo
Esta cartografia investiga a relação entre o espaço da casa que também é ateliê e o processo criativo de artistas que compartilham, nesse mesmo ambiente, suas experiências de moradia e de trabalho artístico, denominado aqui como “casa-ateliê”. Foram entrevistadas as artistas catarinenses Celaine Refosco e Nara Guichon. Além de realizados registros fotográficos desses espaços, com o objetivo de compreender como os modos de habitar influenciam a produção artística e de que forma os limites entre vida cotidiana e prática artística se entrelaçam nesse contexto. Este estudo propõe refletir sobre como a casa oferece uma intimidade privilegiada para a construção da obra, e ao mesmo tempo, que pode surgir como uma solução motivada por necessidades econômicas. A casa-ateliê, por vezes, mescla suas formas e limites com a própria obra, e vice-versa, constituindo-se como um lugar de construção mútua, e não apenas como pano de fundo ou suporte funcional da produção artística.
Downloads
Referências
ANZALDÚA, Gloria Evangelina. 2017. Queer(izar) a escritora – Loca, escritora y chicana. In: BRANDÃO, I.; CAVALCANTI, I.; LIMA COSTA, C. da; LIMA, A. C. A. Traduções da Cultura. Perspectivas críticas feministas (1970-2010). Florianópolis, EDUFAL, Editora da UFSC, pp 408-425. Publicado original em 1991.
CHEREM, Rosângela Miranda; MAKOWIECKY, Sandra (orgs.). Antologia de História da Arte em Santa Catarina. UDESC, 2021.
COSTA, Lucas. Conservadorismo na cultura política de Santa Catarina: reverberações da Era Vargas no tempo presente. Revista Santa Catarina em História, v.17, 2023.
GADOTTI, Francielle Melinna Araújo. Arte, cultura e conservadorismo: caminhos de resistência ao fascismo moderno no Brasil. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Local) – Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande, 2023.
GERMANO, Beta. Espaços de trabalho de artistas latino-americanos. Fotografia: Fran Parente. 1. ed. Rio de Janeiro: Cobogó, 2019.
ROLNIK, S. Cartografia sentimental: transformações contemporâneas do desejo. Porto Alegre: Sulina; Editora UFRGS, 2011.
ROLNIK, S. Esferas da insurreição: notas para uma vida não cafetinada. São Paulo: n-1 edições, 2018.
WOOLF, V. Um teto todo seu. Tradução de Vera Ribeiro. São Paulo: Círculo do Livro, 1991.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 João Victor Elias, Marta Martins

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores de trabalhos submetidos à Revista APOTHEKE autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte. Os mesmos, atestam sua originalidade, autoria e ineditismo.
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações
acadêmicas e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Apotheke. O(s) autor(es) se compromete(m) a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na Revista Apotheke mencionar a referida publicação da seguinte forma:
"Este artigo foi publicado originalmente pela revista Apotheke em seu volume (colocar o volume), número (colocar o número) no ano de (colocar o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/APOTHEKE/index"
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos pela Lei de Direitos Autorais. A revista Apotheke não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC:
Atribuição (BY): os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Uso Não comercial (NC): os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto.
