Experiência, arte e educação pela perspectiva analítica de Dewey

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/24471267922023152

Palavras-chave:

educação, arte, experiência, Dewey

Resumo

O texto constitui-se por sete partes partindo de uma introdução em que a proposta de caráter bibliográfico é apresentada, se desenvolvendo basicamente pelas referências de John Dewey que tratam do tema envolvendo arte e educação, fundados no conceito de experiência. Após expor algumas informações teórico-biográficas sobre o autor, partimos do problema dos dualismos presentes em nossa cultura, desde os gregos, que acarretou um desmerecimento da experiência em favor da dimensão da teoria, lócus privilegiado da verdade. Nesse sentido, a arte estando no contexto da prática humana se desenvolvia na empiria localizando-se numa dimensão de inferioridade frente às atividades nobres do espírito, cuja contemplação era entendida como a fonte do saber científico verdadeiro. Essa compreensão dos saberes humanos gerou dificuldades que ainda são observadas numa classificação injusta marcadamente elitista e preconceituosa. Tais prejuízos demandam da educação um trabalho formativo urgente para que a profecia de Dewey não se realize, segundo a qual, caso os trabalhadores não se apropriem dos fundamentos das suas atividades, facilmente tornar-se-ão mero apêndices da tecnologia e das máquinas que operam. Pretendendo tornar a filosofia da educação essencialmente acessível e vinculada estreitamente às práticas pedagógicas, Dewey parte da experiência vitalmente associada ao desenvolvimento humano e social, desde que apresente uma qualidade estética que a faz única e seja garantidora do crescimento processual, constante e realmente educativo. Percebemos a importância da arte na educação ao lado da ciência e da filosofia, para o aprimoramento do pensamento cada vez mais avançado para o enfrentamento dos problemas presentes no mundo das experiências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leoni Maria Padilha Henning, Londrina State University

Professora Sênior do Programa de Pós-graduação em Educação - Universidade Estadual de Londrina – UEL. E-mail: leoni.henning@yahoo.com

Referências

DEWEY, John. Democracia e educação. 2 a . ed. Trad. Godofredo Range & Anísio Teixeira. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1952.

DEWEY, John. Reconstruction in philosophy. Enlarged edition. Boston: Beacon Press, 1957.

DEWEY, John. Experiência e natureza – Textos selecionados. Trad. Murilo Otávio R. P. Leme. São Paulo: Abril S.A. Cultural e Industrial, 1974.

DEWEY, John. Experiência e educação. 3 a . ed. Trad. Anísio Teixeira. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1979.

DEWEY, John. Cultura e indústria na educação. In: BARBOSA, Ana M. John Dewey e o ensino da arte no Brasil. 3 a . ed. Trad. Ângela Fontes. São Paulo: Editora Cortez, 2001, p. 23-32.

DEWEY, John. A arte como experiência. Trad. Vera Ribeiro. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

SOUZA, R. A de; MARTINELI, T. A. P. Considerações históricas sobre a influência de John Dewey no pensamento pedagógico brasileiro. Revista HISTEDBR on-line, Campinas, n. 35, p. 160-162, set. 2009.

Downloads

Publicado

2023-09-19

Como Citar

HENNING, Leoni Maria Padilha. Experiência, arte e educação pela perspectiva analítica de Dewey. Revista Apotheke, Florianópolis, v. 9, n. 2, p. 152–167, 2023. DOI: 10.5965/24471267922023152. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/24233. Acesso em: 8 maio. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.