Maxwell Alexandre: as cores estão no mundo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/24471267712021085

Palavras-chave:

Maxweel Alexandre, arte contemporânea , emponderamento , relações etnicoraciais , cor

Resumo

Maxwell Alexandre nasceu, vive e trabalha no Rio de Janeiro, morador da Rocinha, uma das maiores favelas da América Latina. Este texto procura discutir a relação das pinturas de Maxwell Alexandre, a partir de suas relações com as cores. Parte desse interesse se dá por conta de uma das séries do artista, denominada, "Pardo é papel". Maxwell apresenta uma exposição homônima em Lyon, no Rio de Janeiro e em Porto Alegre. Em poucos anos de produção, o pintor se torna uma das grandes referências para a arte brasileira e, sobretudo, participa da cena de jovens artistas afrodescendentes. Relações etnicoraciais, empoderamento do povo preto, universo da música hip hop, são muitas as conexões possíveis entre a produção de Maxwell Alexandre e a recente produção das artes, da música e da sociedade com os marcadores sociais de raça e classe. A cor se apresenta em diálogo com elementos da publicidade e das instituições normatizadoras, como a polícia civil e a escola pública, tanto quanto com a bandeira do Rio de Janeiro. De outro modo, o artigo procura problematizar as teorias raciais e a possibilidade de um artista afrodescendente em lidar com um elemento, a cor, tão relacionado a um sistema de arte racista e excludente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

COLLINS, Patricia. Pensamento Feminista Negro: Conhecimento, consciência e a política do empoderamento. Tradução de Jamille Pinheiro Dias. 1. ed. São Paulo. Boitempo, 2019.

DU BOIS, W. E. B. As almas do povo negro. (Tradução José Luiz Pereira da Costa). Disponível em: https://afrocentricidade.files.wordpress.com/2016/04/as-almas-do-povo-negro-w-e-b-du-bois.pdf

NASCIMENTO, Abdias. O Quilombismo: Documentos de uma Militância Pan-Africanista. 3. ed. rev. São Paulo. Editora Perspectiva. Rio de Janeiro. Ipeafro, 2019.

MUNANGA, Kabengele. Arte afro-brasileira: O que é, afinal? In: PEDROSA, Adriano; CARNEIRO, Amanda; MESQUITA, André. Histórias Afro-Atlânticas. V. 2. Antologia. São Paulo. MASP. 2018. p. 113-123.

SCHWARCZ, Lilia. Nem preto nem branco, muito pelo contrário: cor e raça na sociabilidade brasileira. São Paulo: Claro enigma, 2012.

Downloads

Publicado

2021-04-01

Como Citar

CAMPOS, Marcelo Gustavo Lima de; PEREIRA, Juliana Santos. Maxwell Alexandre: as cores estão no mundo. Revista Apotheke, Florianópolis, v. 7, n. 1, 2021. DOI: 10.5965/24471267712021085. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/19831. Acesso em: 28 mar. 2024.