Representação Circense em 'Chapadão do Bugre', de Mário Palmério

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573101462023e0203

Palavras-chave:

Representação circense, Circo, Memória

Resumo

Este artigo propõe-se a refletir a importância das fontes de pesquisa em artes cênicas, principalmente, sobre artes circenses, e, a partir de então, apresentar e analisar o uso de fontes literárias nas representações sobre circo. Para isso, lança um olhar acerca da obra Chapadão do Bugre, de Mário Palmério, escritor mineiro, que, em vasta obra retrata a vida nos rincões de Minas Gerais. Em sua narrativa, o autor soube tematizar a chegada do circo, num distante povoado, e, assim, por meio de uma representação literária, aproximar-se de temas debatidos em pesquisas sobre história circense.

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Biografia do Autor

Luiz Humberto Martins Arantes, Federal University of Uberlândia

Pós-doutorado em Artes Cênicas pela USP. Pós-doutorado em Artes Cênicas pela Universidade Autônoma de Barcelona e Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Doutorado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Mestrado em História da Cultura pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Aperfeiçoamento em Teoria Literária pela UFU. Especialização em História da Filosofia pela UFU. Graduação em História pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Professor Titular atuando nos cursos de graduação em Teatro e nas pós-graduações em Artes Cênicas e Estudos Literários da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

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Publicado

2023-04-27

Como Citar

ARANTES, Luiz Humberto Martins. Representação Circense em ’Chapadão do Bugre’, de Mário Palmério. Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 46, p. 1–20, 2023. DOI: 10.5965/1414573101462023e0203. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/23222. Acesso em: 19 abr. 2024.