Ensino de História: temporalidade, pós-verdade e verdade poética

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/21751803ne2021e0110

Resumen

Ouvindo alunos da graduação nos 4 estágios supervisionados que temos no departamento de História da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), percebi que 2 temas têm aparecido e retornado com frequência: a) certo desinteresse, ao menos inicial, dos estudantes do ensino básico pelo passado, pela história e pelo ensino de História, especialmente no que diz respeito a um modo específico de relacionamento com passados: o epistemológico-crítico-pragmático; e, também, b) certo questionamento dos alunos (às vezes até mais enérgico/violento) de determinadas interpretações propostas pelos professores. Temos pensado sobre esses desafios ao longo de nossos cursos, de modo que este artigo aborda parte de nossas discussões sobre as questões da temporalidade e da pós-verdade, especialmente naquilo que diz respeito a certo desinteresse pela história e pelo ensino de história. E, por fim, tematizamos um comportamento epistemológico a partir do qual seria possível certo reencantamento da história e do ensino de História, o que denomino verdade poética.

Palavras-chave: temporalidade; pós-verdade; verdade poética.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marcelo de Mello Rangel, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Doutor em História Social da Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Professor dos Programas de Pós-Graduação em História e em Filosofia da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Citas

ABREU, Marcelo Santos de; CUNHA, Nara Rúbia de Carvalho. Cultura de história, história pública e ensino de história: a investigação e formação de professores de história. História Hoje, [s.l.], v. 8, p. 111-134, 2019.

ABREU, Marcelo Santos de; RANGEL, Marcelo de Mello. Memória, cultura histórica e ensino de história. História e Cultura, v. 4, p. 7-24, 2015.

ALBUQUERQUE JÚNIOR, Durval Muniz. Fazer defeitos nas memórias: para que servem a escrita e o ensino da história? In.: GONÇALVES, Márcia de Almeida; ROCHA, Helenice; REZNIK, Luís; Ana Maria Monteiro (org.). Qual o valor da História hoje? Rio de Janeiro: Editora da FGV, p. 21-39, 2012. p. 21-39.

ARAÚJO, Helena Maria Marques. Produzindo narrativas e memórias decoloniais no ensino de história. In.: GUIMARÃES, Géssica; PINHA, Daniel; RANGEL, Marcelo de Mello (org.). Diante da crise: teoria, história da historiografia e ensino de história hoje. Vitória: Milfontes, 2021.

ARAUJO, Valdei Lopes de; PEREIRA, Mateus. Atualismo 1.0. como a ideia de atualização mudou o século XXI. Vitória: Milfontes; Mariana: Editora da SBTHH, 2019.

ARAUJO, Valdei Lopes de; RANGEL, Marcelo de Mello. Apresentação; teoria e história da historiografia: do giro linguístico ao giro ético-político. História da Historiografia, Ouro Preto, v.8, n. 17, p. 318-332, abr. 2015.

BENJAMIN, Walter. Experiência e pobreza. In.: Walter Benjamin. Obras escolhidas. Magia e técnica, arte e política. Ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994a.

BENJAMIN, Walter. O narrador. Considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In.: Walter Benjamin: obras escolhidas: magia e técnica, arte e política. Ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994b.

BENJAMIN, Walter. Sobre o conceito de história. In.: LÖWY, Michael (org.). Walter Benjamin: aviso de incêndio: uma leitura das teses “Sobre o conceito de história”. São Paulo: Boitempo, 2005.

BENTIVOGLIO, Julio. História & distopia. Vitória: Milfontes, 2019.

BEVERNAGE, Berber. History, Memory, and State-Sponsored Violence: Time and Justice. New York: Routledge, 2012.

BUTLER, Judith. Vida precária: os poderes do luto e da violência. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.

CARVALHO, Augusto de; RANGEL, Marcelo de Mello. História e filosofia e outros mundos possíveis. In.: CARVALHO, Augusto de; RANGEL, Marcelo de Mello (org.). História & Filosofia: problemas ético-políticos. Vitória: Milfontes, 2020.

CEZAR, Temístocles. O que fabrica o historiador quando faz história, hoje? Ensaio sobre a crença na história (Brasil séculos XIX-XXI). Revista de Antropologia, São Paulo, v. 61, p. 78-95, 2018.

DELEUZE, Gilles. Empirismo e subjetividade. Ensaio sobre a natureza humana segundo Hume. São Paulo: Editora 34, 2001.

DELEUZE, Gilles. Lógica do sentido. São Paulo: Perspectiva, 1998.

DERRIDA, Jacques. A universidade sem condições. São Paulo: Estação Liberdade, 2003.

DERRIDA, Jacques. Espectros de Marx. O estado da dívida, o trabalho do luto e a nova Internacional. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1994.

DERRIDA, Jacques. O olho da universidade. São Paulo: Estação Liberdade, 1999.

DERRIDA, Jacques. Vadios. Coimbra: Palimage, 2009.

DOMANSKA, Ewa; SIMON, Zoltán Boldizsár; TAMM, Marek. Anthropocenic historical knowledge: promises and pitfalls (no prelo).

DOMANSKA, Ewa. The Material Presence of the Past. History and Theory, v. 45, p. 337-348, 2006.

DUSSEL, Enrique. Filosofia da libertação: crítica à ideologia da exclusão. São Paulo: Paulus Editora, 1995.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 1997.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Editora UNESP, 2000.

GUIMARÃES, Géssica; PINHA, Daniel; RANGEL, Marcelo de Mello (Org.). Diante da crise. Teoria, história da historiografia e ensino de história hoje. Vitória: Milfontes, 2021.

GUIMARÃES, Géssica; RAUTER, Luisa. Ativismo, movimentos sociais e politização do tempo: possibilidades dos femininos no Brasil contemporâneo. In.: GUIMARÃES, Géssica; PINHA, Daniel; RANGEL, Marcelo de Mello (org.). Diante da crise: teoria, história da historiografia e ensino de história hoje. Vitória: Milfontes, 2021.

GUIMARÃES, Géssica; SOUSA, Francisco Gouvea de. Desmonte ou reconstrução da universidade: entre o capital e a democratização. Revista Hydra, [s.l.], v.4, p. 103-131, 2019.

GUMBRECHT, Hans Ulrich. Depois de “depois de aprender com a história”, o que fazer com o passado agora? In.: ARAUJO, Valdei Lopes de; MOLLO, Helena Miranda; NICOLAZZI, Fernando (org.). Aprender com a história? O passado e o futuro de uma questão. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2011.

GUMBRECHT, Hans Ulrich. Graciosidade e estagnação: ensaios escolhidos. Rio de Janeiro: Contraponto: Ed. PUC-Rio, 2012.

GUMBRECHT, Hans Ulrich. Nosso amplo presente: o tempo e a cultura contemporânea. São Paulo: Editora Unesp, 2015.

GUMBRECHT, Hans Ulrich. Produção de presença: o que o sentido não consegue transmitir. Rio de Janeiro: Contraponto: Ed. PUC-Rio, 2010.

HADDOCK-LOBO, Rafael. Os fantasmas da colônia. Notas de desconstrução e filosofia popular brasileira. Rio de Janeiro: Ape’Ku, 2020.

HEIDEGGER, Martin. A essência da verdade (1930). In.: Marcas do Caminho. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008a.

HEIDEGGER, Martin. A questão da técnica. In.: Ensaios e Conferências. Petrópolis: Vozes; Bragança Paulista: Editora Universitária São Francisco, 2006.

HEIDEGGER, Martin. Ser e tempo. Petrópolis: Vozes: Bragança Paulista: Editora Universitária São Francisco, 2008b.

HOOKS, bell. Ensinando pensamento crítico: sabedoria prática. São Paulo: Elefante, 2020.

HOOKS, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2017.

HOOKS, bell. Tudo sobre o amor: novas perspectivas. São Paulo: Elefante, 2020.

KLEINBERG, Ethan. Haunting history: deconstruction and the spirit of revision. History and Theory. 46, p. 113-143, 2007.

KLEINBERG, Ethan. Haunting history: for a deconstructive approach to the past. Stanford: Stanford University Press, 2017.

KLEINBERG, Ethan. Presence in absentia. In.: GHOSH, Ranjan; KLEINBERG, Ethan (eds.). Presence. Philosophy, History, and Cultural Theory for the Twenty-First Century. Ithaca; London: Cornell University Press, 2013.

KOSELLECK, Reinhart. Futuro passado: contribuição à semântica dos tempos históricos. Rio de Janeiro: Contraponto: Ed. Puc-Rio, 2006.

LYOTARD, Jean-François. Peregrinações: lei, forma, acontecimento. São Paulo: Estação Liberdade, 2000.

MATTOS, Ilmar Rohloff de. “Mas não somente assim!” leitores, autores, aulas como texto e ensino-aprendizagem em História. Tempo, v. 11, n. 21, 2007.

MENDES, Breno. Ensino de história, historiografia e currículo de história. Transversos, v. 18, p. 108-128, 2020.

MIGNOLO, Walter. Histórias locais/projetos globais: colonialidade, saberes subalternos e pensamento liminar. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2019.

MORAES, Marcelo. Democracias espectrais: por uma desconstrução da colonialidade. Rio de Janeiro: Nau, 2020.

MURUCI, Fábio; RANGEL, Marcelo de Mello. Algumas palavras sobre giro ético-político e história intelectual. Revista Ágora, Vitória, v.21, p. 7-14, 2015.

NICOLAZZI, Fernando. Muito além das virtudes epistêmicas: o historiador público em um mundo não linear. Maracanan, n. 18, p. 18-34, 2018.

OLIVEIRA, Rodrigo Perez; PINHA, Daniel; RANGEL, Marcelo de Mello. Teoria, historiografia e ensino de história em tempos de crise democrática. Transversos, [s.l.], n. 18, p. 6-16, abr. 2020.

PINHA, Daniel. Formação e corrosão democrática no Brasil do tempo presente: desafios à história da historiografia e ao ensino de história. In.: GUIMARÃES, Géssica; PINHA, Daniel; RANGEL, Marcelo de Mello (org.). Diante da crise: teoria, história da historiografia e ensino de história hoje. Vitória: Milfontes, 2021.

PINHA, Daniel. O lugar do tempo presente na aula de história: limites e possibilidades. Tempo & Argumento. Florianópolis, v. 9, n. 20, p. 99-129, 2017.

QUIJANO, Aníbal. Colonialidad del poder y clasificación social. Journal of World-Systems, v.11, n.2, 2000, p.342-86.

RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível. Estética e política. São Paulo: Exo experimental org.; Editora 34, 2009.

RANCIÈRE, Jacques.O desentendimento. Política e filosofia. São Paulo: Editora 34, 2018.

RANGEL, Marcelo de Mello. A história e o impossível. Walter Benjamin e Derrida. Rio de Janeiro: Ape`Ku, 2020a.

RANGEL, Marcelo de Mello. A urgência do giro ético-político: o giro ético-político na teoria da história e na história da historiografia. Ponta de Lança, v. 13, p. 27-46, 2019a.

RANGEL, Marcelo de Mello. Da ternura com o passado. História e pensamento histórico na filosofia contemporânea. Rio de Janeiro: Editora Via Verita, 2019b.

RANGEL, Marcelo de Mello. Entrevista Marcelo de Mello Rangel. Ensaios Filosóficos, v. XVI, p. 119-139, 2017.

RANGEL, Marcelo de Mello. Giro ético-político, verdade e felicidade. In.: CARVALHO, Augusto de; RANGEL, Marcelo de Mello (org.). História & Filosofia. Problemas ético-políticos. Vitória: Milfontes, 2020b.

RANGEL, Marcelo de Mello. História e Stimmung a partir de Walter Benjamin: Sobre algumas possibilidades ético-políticas da historiografia. Cadernos Walter Benjamin, v.17, p. 165-178, 2016.

RANGEL, Marcelo de Mello. Rehistoricização da história, melancolia e ódio. In.: BENTIVOGLIO, Julio; CARVALHO, Augusto de (org.). Walter Benjamin. Testemunho e melancolia. Serra, Espírito Santo: Milfontes, 2019c.

RANGEL, Marcelo de Mello. Resistência, ódio e amor! In.: AMITRANO, Georgia; HADDOCK-LOBO, Rafael; RANGEL, Marcelo de Mello (org.). Rosas e pensamentos outros. Rio de Janeiro: Ape'Ku, 2020c.

RANGEL, Marcelo de Mello. Temporalidade e felicidade hoje: uma relação possível entre o pensamento histórico, a democracia e a experiência da felicidade. Artefilosofia, v.25, p. 52-67, 2018.

RANGEL, Marcelo de Mello; RODRIGUES, Thamara de Oliveira. Temporalidade e crise: sobre a (im)possibilidade do futuro e da política no Brasil e no mundo contemporâneo. Maracanan, n. 18, pp. 66-82, 2018.

RIBEIRO, Renato Janine. A universidade e a vida atual: Fellini não via filmes. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2014.

RODRIGUES, Thamara de Oliveira. Outros modos de pensar e sonhar: a experiência onírica em Reinhart Koselleck, Ailton Krenak e Davi Kopenawa. Revista de Teoria da História, v. 23, p. 156-177, 2020.

RODRIGUES, Thamara de Oliveira. Theory of history and history of historiography: Openings for unconventional histories. História da Historiografia, v. 12, n. 29, p. 96-123, 2019.

RÜSEN, JÖRN. Jörn Rüsen e o ensino de história. SCHMIDT, Maria Auxiliadora; BARCA, Isabel; MARTINS, Estevão de Rezende (org.). Curitiba: Ed. UFPR, 2011.

RÜSEN, JÖRN. Razão histórica. Teoria da história: os fundamentos da ciência histórica. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2001.

SANTAELLA, Lucia. A pós-verdade é verdadeira ou falsa? Barueri, SP: Estação das Letras e Cores, 2019.

SANTOS, Boaventura de Sousa. O fim do império cognitivo: a afirmação das epistemologias do Sul. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.

SANTOS, Boaventura de Sousa; NUNES, João Arriscado; MENESES, Maria Paula. Opening up the Canon of knowledge and recognition of difference. In.: SANTOS, Boaventura de Sousa (ed.). Another knowledge is possible: beyond Northern epistemologies. London: Verso, 2007.

SIMAS, Luiz Antonio; RUFINO, Luiz. Flecha no tempo. Rio de Janeiro: Mórula, 2019.

SOUSA, Francisco Gouvea de. Ensino e cidadania, redemocratização e descolonização. In.: GUIMARÃES, Géssica; PINHA, Daniel; RANGEL, Marcelo de Mello (org.). Diante da crise: teoria, história da historiografia e ensino de história hoje. Vitória: Milfontes, 2021.

SPIVAK, Gayatri Chakravorty. Pode o subalterno falar? Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2014.

WHITE, Hayden. The practical past. Evanston, Illinois: Northwestern University Press, 2014.

Publicado

2021-10-06

Cómo citar

RANGEL, Marcelo de Mello. Ensino de História: temporalidade, pós-verdade e verdade poética. Revista Tempo e Argumento, Florianópolis, p. e0110, 2021. DOI: 10.5965/21751803ne2021e0110. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/tempo/article/view/21751803ne2021e0110. Acesso em: 18 may. 2024.