Os movimentos docentes brasileiro e português na virada dos anos 1970 - 80

Autores/as

  • Libania Nacif Xavier PPGE-UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175180305102013234

Resumen

O artigo  analisa as ações e manifestações docentes ocorridas no Brasil e em Portugal, nos anos 1970-80, período marcado pelo declínio dos regimes autoritários e pela ascensão de movimentos de contestação política aos poderes constituídos. A primeira seção propõe uma reflexão teórica a respeito das potencialidades analíticas de conceitos como estrutura de oportunidades políticas para compreender os movimentos sociais; a segunda sessão apresenta algumas particularidades da participação dos professores nos processos de transição política em curso nos dois países. Nas terceira e quarta seções, são analisados os repertórios de ação dos movimentos docentes brasileiro e português. A última seção conclui com uma síntese das concepções partilhadas pelos professores nas lutas por mudanças políticas e pela construção da escola democrática.

Palavras-chave: Transição democrática. Movimentos docentes. História da educação.

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Biografía del autor/a

Libania Nacif Xavier, PPGE-UFRJ

Doutora em Educação Brasileira pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Pós-doutorado na Universidade de Lisboa. Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro.Desenvolve pesquisa na área de história da educação.

Publicado

2013-12-12

Cómo citar

XAVIER, Libania Nacif. Os movimentos docentes brasileiro e português na virada dos anos 1970 - 80. Revista Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 5, n. 10, p. 234–257, 2013. DOI: 10.5965/2175180305102013234. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/tempo/article/view/2175180305102013234. Acesso em: 18 may. 2024.