A biografia-monumento do Marechal Rondon: as representações de um herói nacional/regional entre as tramas da memória e ensino de História

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175180314372022e0202

Palavras-chave:

Marechal Rondon, narrativas, memórias, ensino de história, Mato Grosso

Resumo

Este artigo procura abordar a presença do Marechal Cândido Rondon, como personagem símbolo da integração nacional, “pai das comunicações” – representando o Brasil moderno que se desejava instituir e ensinar nos bancos escolares. A pesquisa também busca compreender como se dá a fabricação, primeiramente, do herói da narrativa histórica para, em seguida, pensar a sua própria condição de agente – em suas diferentes facetas e elaborações. E, por último, demonstrar os lugares de memória, a história escrita e ensinada sobre o Marechal Rondon.

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Biografia do Autor

Nileide Dourado, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
Professora do Departamento de História e do Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHistória) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Renilson Rosa Ribeiro, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Doutor em História pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).
Professor do Departamento de História, do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL) e do Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

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Publicado

2022-12-19

Como Citar

DOURADO, Nileide; RIBEIRO, Renilson Rosa. A biografia-monumento do Marechal Rondon: as representações de um herói nacional/regional entre as tramas da memória e ensino de História. Revista Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 14, n. 37, p. e0202, 2022. DOI: 10.5965/2175180314372022e0202. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/tempo/article/view/2175180314372022e0202. Acesso em: 1 dez. 2024.

Edição

Seção

Seção Temática: Os desafios de ensinar e aprender história no tempo presente