eu quis queimar a língua que me havia sido ensinada: queimando a linguagem com pedro lemebel
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234617432025e0015Palavras-chave:
performance, língua, linguagem, tipografiaResumo
este ensaio visual apresenta desdobramentos realizados a partir da última performance realizada por pedro lemebel, intitulada abecedário (2014); onde, as letras de a à z são desenhadas com neoprene sobre a passarela de pedestres que conduz ao cemitério metropolitano de santiago. pedro desce a rampa em procissão fúnebre; guiado pelo desejo ardente de transformar pela destruição; conduz um ritual de passagem; ateia fogo ao abecedário. o corpo alfabético é purificado pela chama transformadora; a linguagem é velada e ressurge na brasa da conversão. as letras saltam do chão; ganham vida em labaredas quentes; a linguagem entra em combustão até o desaparecimento. guiado pela ação de pedro, realizo a criação da fonte tipográfica abecedário (2025), baseada em frames de sua performance. a fonte é construída a partir da vetorização de imagens das letras incendiadas. ela apresenta apenas o conjunto alfabético exibido na performance, incluindo a letra ñ, uma letra da variante espanhola do alfabeto latino. para compor a fonte, também foram criados glifos para os acentos; gerados a partir de fragmentos das letras em chamas. as escritas com abecedário são inflamáveis; textos piromaníacos; manifestos de combustão; declarações em brasa que aquecem e transformam. este ensaio também é composto por uma carta escrita para pedro e por registros fotográficos da performance vai pegar fogo (2025), realizada por mim, em que ateio fogo a um cartaz produzido com a fonte abecedário, sobre a rampa que atravessa a avenida de acesso principal da ilha do desterro (florianópolis, sc).
Downloads
Referências
ANZALDÚA, gloria. A vulva é uma ferida aberta & outros ensaios. Rio de Janeiro: A Bolha Editora, 2021.
CONTRERAS LORENZINI, María José. El neoprén como materialidad intertextual en las dos últimas performances de pedro lemebel: desnudo bajando la escalera y abecedario. Estudios avanzados, v. 25, n. 1, p. 92-110, 2016. disponível em: <https://www.revistas.usach.cl/ojs/index.php/ideas/article/view/2471>. acesso em: 25. jul. 2025.
D21 PROYECTOS DE ARTE. Abecedario 2014 pedro lemebel. d21 proyectos de arte. disponível em: <https://www.d21virtual.cl/2020/10/10/abecedario-2014-pedro-lemebel/>. acesso em: 25. jul. 2025.
MALLMANN, Francisco. Haverá festa com o que restar. Bragança Paulista: Editora Urutau, 2018.
MOMBAÇA, Jota. Não vão nos matar agora. Rio de Janeiro: Editora Cobogó, 2021.
POBLETE, Emilio Vargas. Desnudo bajando la escalera, de pedro lemebel. Textos híbridos, v. 11, n. 1, p. 99-106, 2024. disponível em: <https://textoshibridos.uai.cl/index.php/textoshibridos/%20article/view/192>. acesso em: 25. jul. 2025.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Nestor Varela Junior

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade