Criatividades musicais em contextos socioeducativos: concepções e práticas dos professores de música da Casa Pequeno Davi
DOI:
https://doi.org/10.5965/2525530406022021186Palavras-chave:
Práticas Criativas, Educação Musical, Vulnerabilidade SocialResumo
Este artigo apresenta uma breve exposição dos processos e das práticas criativas em música observados ao longo do período de investigação empírica correspondente ao trabalho de mestrado, que objetivou a compreensão da rede de significados e valores musicais que orientam práticas educativas na Casa Pequeno Davi e suas relações na construção de uma ambiência favorável à expressão musical criativa. A pesquisa de caráter qualitativo realizou um estudo de caso do tipo etnográfico no referido campo local, compreendendo três cursos/oficinas musicais ministrados pelos professores de música da ONG, denominados P1, P2 e P3. As bases epistemológicas que sustentaram as análises dos dados coletados em campo trabalharam a conjugação entre o habitus (do músico, institucional) e as representações sociais (de música), em constantes diálogos que se estabelecem com temáticas relativas à educação musical, à criatividade e à vulnerabilidade social.
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