Luzes e farpas sob os camarotes: Rousseau, Rameau e a Querela dos Bufões

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530405032020103

Palavras-chave:

Estética musical, Querela dos Bufões, Jean-Jacques Rousseau, Jean-Philippe Rameau

Resumo

Frequentemente, os inflamados debates estético-musicais que estiveram em pauta na França da segunda metade do século XVIII e que deram origem ao episódio conhecido como Querela dos Bufões foram reduzidos a um curioso anedotário ou a uma guerra panfletária produzida tão somente pelos humores de seus aguerridos combatentes, os quais, postados sob os camarotes reais e divididos em defensores da tradição musical francesa e entusiastas da música italiana, disparavam críticas mútuas, sob a forma de panfletos, a exemplo das farpas lançadas por Jean-Jacques Rousseau, filósofo e músico autodidata, contra os partidários da música francesa e, especialmente, contra seu arqui-inimigo na cena musical da Ilustração, o renomado compositor e teórico da música Jean-Philippe Rameau. No presente artigo, para além da reconstituição histórica da famosa Guerra dos Bufões, procedemos à análise dos próprios argumentos apresentados por Rousseau em sua ardorosa, porém articulada defesa da ópera italiana em contraposição à ópera versalhesa, tais como aqueles expostos em sua Carta sobre a música francesa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabio Stieltjes Yasoshima, Universidade de São Paulo

Doutor, Mestre e Bacharel em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP), e Psicólogo e Bacharel em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), tendo se especializado em Psicopatologia Fenomenológica na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), com monografia sobre a relação entre o filósofo Michel Foucault e o psiquiatra suíço Ludwig Binswanger. Possui experiência nas áreas de Filosofia e Psicologia, atuando nos seguintes temas: Estética (sobretudo a da Música), Filosofia Moderna, Iluminismo e Bases Epistemológicas da Psicologia. Possui formação em música, tendo estudado harmonia, contraponto e composição com Osvaldo Lacerda, e instrumento (violão) com Paulinho Nogueira e Ulisses Rocha. Como pesquisador, tem se dedicado ao estudo de autores do século das Luzes e à tradução de textos deste e de outros períodos. É autor da primeira tradução parcial do Dicionário de música (1767) de Jean-Jacques Rousseau para o português, objeto de estudo de sua dissertação de mestrado (2008-2012) e, em parte, de sua tese de doutorado (2012-2017). Integrou a equipe de tradutores da ENCICLOPÉDIA de Diderot e dAlembert (Editora Unesp, 2015, organização de Pedro Paulo Pimenta e Maria das Graças de Souza), tendo traduzido os verbetes sobre música (Rousseau) e dança (Cahusac). Recentemente, traduziu a Carta a dAlembert e algumas das objeções ao Discurso sobre as ciências e as artes, de Rousseau, para o volume intitulado ROUSSEAU: ESCRITOS SOBRE A POLÍTICA E AS ARTES (Organização de Pedro Paulo Pimenta), publicado pela Editora Ubu (2020). Também traduziu contos de Guy de Maupassant, a serem publicados pela Editora Unesp.

Referências

BAECQUE, Antoine de; MELONIO, Françoise. Lumières et liberté – Les dix-huitième et dix-neuvième siècles. In: RIOUX, Jean-Pierre; SIRINELLI, Jean-François (Dir.). Histoire culturelle de la France. t. 3. Paris: Éditions du Seuil, 2005.

BARDEZ, Jean-Michel. La gamme d’amour de J.-J. Rousseau. Genève: Slatkine, 1980.

BOCCADORO, Brenno. Introduction [Lettre à M. Grimm]. In: ROUSSEAU, Jean-Jacques. Œuvres complètes. Sous la direction de Raymond Trousson et Frédéric S. Eigeldinger. t. XII. Écrits sur la musique. Genève/Paris: Slatkine/Champion, 2012, p. 207-212.

BORREL, Eugène. La Querelle des Bouffons. In: ROLAND-MANUEL (Dir.). Histoire de la musique. II vol. 1. Paris: Gallimard, 2001 [1963], p. 26-39.

BOUISSOU, Sylvie. Jean-Philippe Rameau – Musicien des Lumières. Paris: Fayard, 2014.

CERNUSCHI, Alain. Introduction. In: ROUSSEAU, Jean-Jacques. Œuvres complètes. Sous la

direction de Raymond Trousson et Frédéric S. Eigeldinger. t. XII. Écrits sur la musique. Genève/Paris: Slatkine/Champion, 2012, p. 175-185.

CHARPENTIER, Jacques. J.-J. Rousseau musicien marginal? In: THIÉRY, Robert. Rousseau, l’Emile et la Révolution – actes du colloque international de Montmorency (27 septembre – 4 octobre 1989). Paris: Universitas/Ville de Montmorency, 1992, p. 513.

COELHO, Lauro Machado. A Ópera na França. São Paulo: Perspectiva, 1999.

DAUPHIN, Claude (Ed.). Le Dictionnaire de musique de Jean-Jacques Rousseau: une édition critique. Bern: Peter Lang, 2008.

DIDEROT, Denis. Encyclopédie ou dictionnaire raisonné des sciences, des arts et des métiers. Paris, 1751-1765. 17 v. Edição eletrônica pela Universidade de Chicago, a cargo de Robert Morrissey e Glenn Roe. Disponível em: http://encyclopedie.uchicago.edu/node/176

DIDEROT, Denis. Enciclopédia, ou Dicionário razoado das ciências, das artes e dos ofícios. Volume 1: Discurso preliminar e outros textos / Denis Diderot, Jean le Rond d’Alembert; organização Pedro Paulo Pimenta, Maria das Graças de Souza; tradução Fúlvia Moretto e Maria das Graças de Souza. 1ª ed. São Paulo: Editora Unesp, 2015a.

DIDEROT, Denis. Enciclopédia, ou Dicionário razoado das ciências, das artes e dos ofícios. Volume 5: Sociedade e artes / Denis Diderot, Jean le Rond d’Alembert; organização Pedro Paulo Pimenta, Maria das Graças de Souza; tradução Maria das Graças de Souza ... [et al.]. 1a ed. São Paulo: Editora Unesp, 2015b.

FABIANO, Andrea. La «Querelle des Bouffons» dans la vie culturelle française du XVIIIe siècle. Paris: CNRS Éditions, 2005.

FUENTE CHARFOLÉ, José Luis de la (Ed.). Diccionario de música – Jean-Jacques Rousseau. Trad. José Luis de la Fuente Charfolé. Madrid: Akal, 2007.

FUMAROLI, Marc. Les abeilles et les araignées. In: La Querelle des Anciens et des Modernes. Édition établie et anotée par Anne-Marie Lecoq. Paris: Gallimard, 2001, p. 7-218.

GARCIA, Daniela de Fátima. A música sob a perspectiva crítica de Rousseau: uma análise da Carta sobre a música francesa. Campinas, IFCH-UNICAMP, 2008. 147 p. Dissertação (Mestrado em Filosofia). José Oscar de Almeida Marques (Orient.).

JACOB, François. De la musique avant toute chose. In: MIRODATOS, Yves (dir.). Jean- Jacques Rousseau: le sentiment et la pensée. Grenoble: Éditions Glénat, 2012, p. 63-71.

KINTZLER, Catherine. Harmonie [2) Primauté de l’harmonie sur la mélodie]. In: BEAUSSANT, Philippe. Rameau de A à Z. Paris: Fayard/IMDA, 1983, p. 169-170.

KINTZLER, Catherine. La Motte Houdar [Houdard, Houdart], Antoine de. In: BENOIT, Marcelle. (Dir.). Dictionnaire de la musique en France aux XVIIe et XVIIIe siècles. Paris: Fayard, 1992, p. 382.

KINTZLER, Catherine. Introduction à la Lettre sur la musique française. In: ROUSSEAU, Jean-Jacques. Essai sur l’origine des langues – suivi de Lettre sur la musique française et Examen de deux principes avancés par M. Rameau. Paris: Garnier-Flammarion, 1993, p. 129-134.

KÜHL, Paulo Mugayar. A comparação entre a ópera italiana e a francesa: Raguenet e a irredutibilidade de duas tradições. Revista Música, [S.l.], v. 14, n. 1, maio de 2014, p. 147-195. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/revistamusica/article/view/115251

LANDORMY, Paul. Histoire de la musique. Paris: Librairie Delaplane, s/d.

LAUNAY, Denise. La Querelle des Bouffons. Textes des pamphlets avec introduction, commentaires et index. 3 vols. Genève: Minkoff reprint, 1973.

LEGRAND, Raphaëlle. Rameau et le pouvoir de l’harmonie. Paris: Cité de la musique, 2007.

MASSIN, Jean & Brigitte. Histoire de la musique occidentale. Paris: Fayard/Messidor, 1985.

MATOS, Franklin de. O filósofo e o comediante: ensaios sobre literatura e filosofia na Ilustração. Prefácio de Bento Prado Júnior. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2001.

METASTASIO, Pietro. Opere – a cura di Franco Mollia. Milano: Garzanti, 1979.

PAQUETTE, Daniel. RAMEAU, Jean-Philippe. In: TROUSSON, Raymond; EIGELDINGER, Frédéric S. Dictionnaire de Jean-Jacques Rousseau. Paris: Honoré Champion, 2006, p. 784-787.

PIMENTA, Pedro Paulo (Org.). Rousseau – Escritos sobre a política e as artes / Jean-Jacques Rousseau; organizado por Pedro Paulo Pimenta; traduzido por Pedro Paulo Pimenta... [et al.]. São Paulo: Ubu Editora/Editora UnB, 2020.

POT, Olivier. Introduction [Lettre sur l’opéra italien et français]. In: ROUSSEAU, Jean- Jacques. Œuvres complètes. t.V. Écrits sur la musique, la langue et le théâtre. Édition publiée sous la direction de Bernard Gagnebin et Marcel Raymond. Paris: Gallimard, 1995, LXXIV-LXXXI.

Œuvres complètes. Notes et variantes [Lettre sur la musique française]. In: ROUSSEAU, Jean-Jacques. Œuvres complètes. t.V. Écrits sur la musique, la langue et le théâtre. Édition publiée sous la direction de Bernard Gagnebin et Marcel Raymond. Paris: Gallimard, 1995, p. 1448-1494.

RAMEAU, Jean-Philippe. Intégrale de l’Œuvre Théorique – Traités, Méthodes, Préfaces, Polémiques et Correspondances. vol. II. Édition de Bertrand Porot et Jean Saint-Arroman. Bressuire: Éditions Fuzeau Classique, 2008.

REBATET, L. Une histoire de la musique. Paris: Robert Laffont /Compagnie Française de Librairie, 1995.

RIEMANN, Hugo. Historia de la música. Trad. Antonio Ribera y Maneja. Barcelona: Editorial Labor, 1959.

ROCHAT, Jean-Blaise. Rousseau et la musique. In: DESPOT, Slobodan. Une heure avec Rousseau. Vevey: Éditions Xenia, 2012, p. 31-38.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Œuvres complètes. t.V. Écrits sur la musique, la langue et le théâtre. Édition publiée sous la direction de Bernard Gagnebin et Marcel Raymond. Paris: Gallimard, 1995.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Carta sobre a música francesa. Tradução e notas José Oscar de Almeida Marques e Daniela de Fátima Garcia. Campinas: UNICAMP/IFCH, 2005. (Textos Didáticos, no 58).

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Confissões. Trad. Rachel de Queiroz (livros I a X) e José Benedicto Pinto (livros XI e XII). São Paulo: Edipro, 2008.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Textos autobiográficos & outros escritos. Tradução, introdução e notas de Fúlvia M. L. Moretto. São Paulo: Editora Unesp, 2009.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Œuvres complètes. Sous la direction de Raymond Trousson et Frédéric S. Eigeldinger. t. I. Œuvres autobiographiques. Genève/Paris: Slatkine/Champion, 2012a.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Œuvres complètes. Sous la direction de Raymond Trousson et Frédéric S. Eigeldinger. t. XII. Écrits sur la musique. Genève/Paris: Slatkine/Champion, 2012b.

SADIE, Stanley. Dicionário Grove de Música – edição concisa. Trad. Eduardo Francisco Alves. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994.

STERN, Martin. Jean-Jacques Rousseau, la conversion d’un musicien philosophe. Paris: Honoré Champion, 2015.

Downloads

Publicado

2020-12-16

Como Citar

YASOSHIMA, Fabio Stieltjes. Luzes e farpas sob os camarotes: Rousseau, Rameau e a Querela dos Bufões. Orfeu, Florianópolis, v. 5, n. 3, 2020. DOI: 10.5965/2525530405032020103. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/17882. Acesso em: 16 abr. 2024.