Do prescrito ao praticado: apropriações de materiais e métodos de ensino da leitura na escola primária de Santa Teresa (ES) na década de 1960

Auteurs

  • Eliete Aparecida Locatelli Vago Instituto Federal do Espírito Santo Campus Santa Teresa

Résumé

Este artigo é parte da pesquisa realizada no mestrado e se ocupa em abordar apropriações que professores e alunos fizeram de materiais e métodos de ensino da leitura que circularam na escola primária de Santa Teresa (ES) na década de 1960. Trata-se de uma análise de natureza histórica seguindo princípios teórico-metodológicos da História Cultural, dialogando principalmente com Michel de Certeau e Roger Chartier, dentre outros autores que nos ajudaram a compreender a história do ensino da leitura na escola primária. Essas apropriações efetivadas a partir de práticas de ensino da leitura e da escrita foram materializadas em cadernos escolares e em provas parciais e finais realizadas pelos alunos, nos discursos inscritos em atas de reuniões pedagógicas, bem como em outros suportes de registros escolares que permitiram rastros dessa memória escolar teresense. O diálogo empreendido com essas fontes documentais possibilitou inferir que professores primários do município de Santa Teresa (ES) na década de 1960 se apropriavam de diferentes materiais e métodos por meio do uso de cartilhas, pré-livros e livros destinados à aprendizagem inicial da leitura, que desvelaram práticas de ensino que articularam princípios e métodos distintos a fim de atender às necessidades da escola primária. Desse modo, percebemos um distanciamento entre o discurso emanado por um órgão do Estado e a concretização do projeto educacional realizado.

Palavras-chave: Ensino primário; Santa Teresa (ES) – História; Leitura – estudo e ensino.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Eliete Aparecida Locatelli Vago, Instituto Federal do Espírito Santo Campus Santa Teresa

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES (2013); Graduada em Pedagogia pela Universidade de Uberaba - UNIUBE (2009); Técnico Administrativo em Educação do Instituto Federal do Espírito Santo Campus Santa Teresa.

Téléchargements

Publiée

2015-11-05

Comment citer

LOCATELLI VAGO, Eliete Aparecida. Do prescrito ao praticado: apropriações de materiais e métodos de ensino da leitura na escola primária de Santa Teresa (ES) na década de 1960. Revista Linhas, Florianópolis, v. 16, n. 32, p. 357–390, 2015. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723816322015357. Acesso em: 31 oct. 2024.