A Política Educacional Brasileira sitiada: o esperançar da formação docente pelo Programa Residência Pedagógica

Autores

  • Frederico Jorge Saad Guirra Universidade Federal de Mato Grosso image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984723824562023112

Palavras-chave:

BNCC, formação docente, residência pedagógica, estágio supervisionado

Resumo

Na esteira do processo de ruptura democrática, observou-se, no país, uma série de retrocessos, responsáveis pelo aprofundamento das diferenças sociais e da destruição de direitos fundamentais da classe trabalhadora, por meio do desmantelamento de políticas públicas de Estado. A educação brasileira, então, foi atacada, ficando sitiada pela contrarreforma do ensino médio, que deu vida a uma Base Nacional Comum Curricular – BNCC – marcada por forte viés mercadológico e que, somada à Resolução 02/2019, submeteria a formação básica e inicial aos ditames da BNCC, apequenando e controlando os currículos, o ensino, retirando a autonomia de professores e professoras. Nesse cenário, no ano de 2018, surgiu o Programa Residência Pedagógica – PRP –,concatenado ao ideário de reformulação do Projetos Políticos Pedagógicos dos cursos de licenciatura, inclusive do atual modelo dos estágios supervisionados. Dessa forma, o objetivo deste estudo foi trazer elementos para mostrar que a chegada do PRP, muito mais do que o atendimento aos objetivos do setor empresarial da educação,  estabeleceu um caminho possível de diálogo entre o projeto institucional e as redes públicas e particulares de ensino, ampliando o debate entre a Academia e as escolas participantes do programa, fortalecendo a formação docente, ao tempo em que desmistifica a ideia de que o programa surgiu para ocupar o lugar dos estágios nas licenciaturas. Assim, Estágio e PRP somariam forças para pensar e repensar a práxis pedagógica, tendo como principal objetivo o fortalecimento da política de formação de professores no Brasil.

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Publicado

2023-12-11

Como Citar

GUIRRA, Frederico Jorge Saad. A Política Educacional Brasileira sitiada: o esperançar da formação docente pelo Programa Residência Pedagógica. Revista Linhas, Florianópolis, v. 24, n. 56, p. 112–134, 2023. DOI: 10.5965/1984723824562023112. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/24430. Acesso em: 27 abr. 2024.