Financiamento da educação e o desafio de superar políticas de austeridade para valorizar o magistério: dilemas nas formas de racionalização do Estado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984723824542023054

Palavras-chave:

políticas educacionais, austeridade, FUNDEB

Resumo

A hipótese que conduz este texto apoia-se nas reflexões de Max Weber sobre a modernidade capitalista, para compreender as políticas de austeridade como um fenômeno que concilia elementos econômicos e morais. Em paralelo com os cortes no investimento do Estado, a austeridade bloqueia o debate sobre as finalidades das políticas públicas. Como elemento de análise empírica, o texto discorre sobre a aprovação do FUNDEB permanente, e conclui sobre os riscos contidos no VAAR.

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Publicado

2023-03-20

Como Citar

FERRAZ, Marcos Alexandre dos Santos; GOUVEIA, Andréa Barbosa. Financiamento da educação e o desafio de superar políticas de austeridade para valorizar o magistério: dilemas nas formas de racionalização do Estado. Revista Linhas, Florianópolis, v. 24, n. 54, p. 54–73, 2023. DOI: 10.5965/1984723824542023054. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/23423. Acesso em: 10 nov. 2024.