A educação e a indústria do vestuário no nordeste catarinense: do aprendizado informal ao ensino profissionalizante

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/25944630712023e2917

Palavras-chave:

Alfaiate, Ensino profissionalizante, Indústria do vestuário, Santa Catarina

Resumo

A presente pesquisa objetiva delinear um panorama histórico da educação profissionalizante e da formação da mão de obra para a indústria do vestuário nas cidades de Blumenau, Brusque e Jaraguá do Sul. A pesquisa bibliográfica e documental apresenta um recorte temporal entre 1850, período que compreende o início da colonização do nordeste catarinense, e se estende até 2004, momento em que ocorre a consolidação do ensino superior na área de moda nas cidades citadas. O estudo abrange a capacitação informal de aprendizes, como alfaiates e costureiras domésticas, as políticas públicas voltadas para a formação profissional e, sobretudo, a constituição do ensino profissionalizante na área da indústria do vestuário organizado a partir da composição da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) e do Sistema “S”, acompanhando demandas do desenvolvimento industrial do Estado. Diante da industrialização, o ofício de alfaiate perdeu sua função social, mas seus métodos de modelar, cortar e costurar as roupas multiplicaram-se em materiais didáticos e no processo ensino e aprendizagem que capacitam estudantes e professores. Entende-se que o sistema educacional profissionalizante deve abranger o desenvolvimento intelectual, qualificação profissional e formação cidadã. A educação não pode se limitar às soluções para as demandas do mundo do trabalho, mas sim, ser parte ativa da construção desse mundo primando pela humanização nos processos de ensino e aprendizagem, para que se perpetuam no contexto político, econômico, social e profissional.

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Biografia do Autor

Renato Riffel, Universidade do Vale do Itajaí

Mestre em História (PPGH/UDESC), Especialista em Moda (CEART/UDESC) e Licenciado em História. Professor do curso de Design de Moda da Univali - Universidade do Vale do Itajaí-Mirim. Desenvolve pesquisas sobre história da moda, moda e gênero, moda e patrimônio e educação patrimonial e tem experiência na área de conservação de artigos têxteis e de moda.

 

Darlan Jevaer Schmitt, Universidade do Estado de Santa Catarina

Mestre em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC); Licenciado em História pela Universidade Regional de Blumenau (FURB). Professor da rede privada de ensino e pesquisador autônomo. Atua na área de História Pública. 

 

Mara Rubia Theis, Federal Institute of Santa Catarina

Doutoranda em Design pela Universidade Federal de Santa Catarina (Pós Design/UFSC). Mestra em Design; Bacharel em Design de Moda. CV: http://lattes.cnpq.br/9479205608256654. E-mail: marubiat@ifsc.edu.br.

Egéria Höeller Borges Schaefer, SENAI/Blumenau

Mestre em Turismo e Hotelaria pela UNIVALI - Universidade do Vale do Itajaí com um projeto voltado à ergonomia de vestimentas profissionais tendo como estudo de caso um hotel Resort; Especialista em Moda: Criação e Produção pela UDESC - Universidade do estado de Santa Catarina com uma pesquisa voltada para uma investigação sobre métodos de modelagem utilizados por micro e pequenas indústrias do setor do vestuário na região da Grande Florianópolis; Graduada em Administração pela UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense, apresentou relatório de estágio conclusivo desenvolvido na área de Adm. de Produção no setor de vestuário. Atua como docente e consultora na área de Criação e Produção de Moda, Ergonomia, Vestuário, Modelagem e Projetos em Design de Moda.

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Publicado

2023-02-01

Como Citar

RIFFEL, Renato; SCHMITT, Darlan Jevaer; THEIS, Mara Rubia; SCHAEFER, Egéria Höeller Borges. A educação e a indústria do vestuário no nordeste catarinense: do aprendizado informal ao ensino profissionalizante. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 7, n. 1, p. 1–26, 2023. DOI: 10.5965/25944630712023e2917. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/22917. Acesso em: 9 dez. 2024.