Vestuário pedagógico e inclusivo como recurso de aprendizagem infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/25944630622022e1806

Palavras-chave:

Vestuário Infantil Pedagógico, Recurso Didático, Aprendizagem Significativa

Resumo

O presente trabalho, de revisão de literatura, possui como principal objetivo buscar conexões entre a inclusão escolar, os recursos didáticos de aprendizagem e o vestuário infantil, verificando se este último pode ser usado no desenvolvimento das relações, percepções e deduções que as crianças fazem durante a interação com os objetos, por meio da aprendizagem criativa e significativa. Pode-se afirmar que o vestuário é um objeto pedagógico e lúdico, e seus elementos podem ser usados como recurso de aprendizagem pois auxiliam as crianças no desenvolvimento da percepção e interpretação por meio da exploração sensorial e interação social. Visto que o vestir é como uma construção pessoal, este auxilia na formação da autoimagem e oferece ao usuário infantil outro ponto de vista a respeito de si mesmo, fazendo-o sentir-se mais confiante, belo e até um “super-herói”. Contudo, é preciso capacitar professoras e professores para que estes profissionais estejam aptos a auxiliar as crianças neste processo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Bononi, Unesp - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Campus Bauru

Doutoranda em Design de Produto na FAAC Universidade Estadual Paulista - UNESP. Mestre  em  Design  de  Produto. Docente naGraduação  em  Moda  do  Centro  Universitário  Moura Lacerda e da Universidade de Franca-Membro do NDEedo NIEPED (Núcleo Itinerário de Estudos e Pesquisa em Educação e Diversidade)do C.U. Moura Lacerda. E-mail: julianabs9@gmail.com|Lattes: http://lattes.cnpq.br/37229652985197012

Cássia Leticia Carrara Domiciano, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp Bauru)

Livre docente pela Unesp (2020), Doutora em Estudos da Criança -Comunicação Visual e Expressão Plástica -Universidade do Minho, Portugal (2008). Professora efetiva da graduação e pós-graduação em Design da UNESP de Bauru. Coordena desde 2001 o laboratório de design gráfico Inky Design e é colíder do grupo de pesquisa "Design Gráfico Inclusivo: visão, audição e linguagem". Atualmente chefia o Departamento de Design da Unesp. E-mail: cassia.carrara@unesp.br - Lattes:http://lattes.cnpq.br/1534045638750216

Joedy Luciana Barros Marins Bamonte, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp Bauru)

Graduada em Educação Artística – Universidade Presbiteriana Mackenzie (1991); Mestre em Comunicação e Poéticas Visuais – UNESP (1998); Doutora em Ciências da Comunicação (Comunicação e Estética do Audiovisual/ Sistemas de Significação em Imagem e Som) – USP/ECA (2004). Artista Plástica e Docente em RDIDP – UNESP (DARG/FAAC). Líder do Grupo de Pesquisa grAVA - Group of Poetic Research in Visual Arts – CNPq. Coordenadora e professora do Curso de Artes Visuais - bacharelado
e licenciatura.  Departamento de Artes e Representação Gráfica, Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design. Universidade Estadual Paulista.

Referências

AGUIAR, Eliane Vigneron Barreto; FLORES, Maria Lúcia Pozzatti. Objetos de Aprendizagem: conceitos básicos. OBJETOS DE APRENDIZAGEM: teria e prática/Orgs. Liane Margarida Rockenbach Tarouco, Barbara Gorziza Ávila, Edson Felix dos Santos e Marta Rosecler Bez, Valeria Costa. Porto Alegre: Evangraf, 2014. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/102993 Acesso em 23 set 2021.

BAPTISTA, Maria Isabel S. Dias. Convivendo com as diferenças. Disponível em: http://www.santoandre.sp.gov.br/pesquisa/ebooks/363677.PDF#page=16 Acesso em 28 dez. 2021.

BONONI, J.; DOMICIANO, C. L. C. O uso do vestuário infantil como elemento de estímulo para o desenvolvimento tátil de crianças com deficiência visual: o papel dos pais e educadores. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 2, n. 2, p. 153 - 169, 2018. DOI: 10.5965/25944630222018153. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/12467. Acesso em: 10 jan. 2022.

BONONI, Juliana. Design do Vestuário Infantil: As texturas como experiência tátil para crianças deficientes visuais. 2016. Disponível em: http://repositorio.unesp.br/handle/11449/138569 Acesso em 23 set. 2021.

FRISO, Valéria Ramos. Parâmetros de design para concepção de recursos pedagógicos auxiliares (RPAs) por professores das EMEIS de Bauru/sp. 2021. Acesso em 10 jan. 2022.

GAROFALO, Débora. Como a aprendizagem criativa pode alavancar o processo ensino e aprendizagem. Revista Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/17761/como-a-aprendizagem-criativa-pode-alavancar-o-processo-de-ensino-e-aprendizagem Acesso em: 28 out. 2021.

MAXIMILIANO, C.; TOMASULO, S.B. O ensino de moda e a inclusão de deficientes visuais. E-Tech: Tecnologias para Competitividade Industrial, Florianópolis, v. 7, n. 2, p.135-164, 2013.

MONTEIRO, Bruno de S.; CRUZ, Henry Pôncio.; ANDRADE, Mariel.; GOUVEA, Thiago.; TAVARES, Romero.; ANJOS, Lucídio F. C. dos. Metodologia de desenvolvimento de objetos de aprendizagem com foco na aprendizagem significativa. XVII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE - UNB/UCB - 2006

NORMAN, D. A. Design emocional: Por que adoramos (ou detestamos) os objetos do dia-a-dia. Rio de Janeiro: Rocco, 2008.

PALMA, David Miguel Paixão. Vestir um Conto: Uma Experiência participativa entre o design de comunicação e o vestuário infantil. Dissertação de Mestrado 2011. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Departamento de Comunicação, Arquitectura, Artes e Tecnologias da Informação. Lisboa, 2011. Disponível em: Repositório Científico Lusófona: Vestir um contohttps://recil.grupolusofona.pt Acesso em 07 dez 2021.

PEREIRA, Livia Marsari. Possibilidades de aprendizagem no vestuário infantil: um estudo exploratório. 2011. Dissertação de Mestrado disponível em: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/89732/pereira_lm_me_bauru.pdf?sequence=1&isAllowed=y acesso: 23 set 2021.

RÜTHSCHILLING, E. A. Design de superfície. Porto Alegre: Ed. da UFRGS, 2008.

Downloads

Publicado

2022-06-01

Como Citar

BONONI, Juliana; DOMICIANO, Cássia Leticia Carrara; BAMONTE, Joedy Luciana Barros Marins. Vestuário pedagógico e inclusivo como recurso de aprendizagem infantil. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 6, n. 2, p. 1–12, 2022. DOI: 10.5965/25944630622022e1806. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/21806. Acesso em: 9 dez. 2024.