A modelagem por trás dos moldes: experiências em sala de aula

Autores

  • Márcio Soares Lima IFMA - Instituto Federal do Maranhão
  • Lucilene Rodrigues da Silva
  • Jandeina Maria Barbosa Uchôa
  • Raquel Gomes Noronha Universidade Federal do Maranhão - UFMA

DOI:

https://doi.org/10.5965/25944630312019113

Resumo

O objetivo deste artigo é identificar, analisar, confeccionar e testar os roteiros de confecção de moldes que são apresentados por autores nos cursos de vestuário, com o intuito de tornar um aprendizado mais acessível e dinâmico. A dificuldade de didática nas disciplinas de modelagem reuniu professores do IFPI e IFMA com a intenção de refletirem sobre essas práticas. As ferramentas metodológicas utilizadas na pesquisa foram entrevistas e grupo focal, com alunos e professores envolvidos no contexto. Encontramos, como resultados preliminares de uma pesquisa em andamento, discrepâncias de entendimentos dos roteiros, interpretações variadas no passo a passo, além de identificarmos folgas de grande proporção no molde básico. Essas características nos impulsionam a continuarmos a pesquisa e desejarmos entender as dificuldades e facilidades de cada roteiro de confecção de moldes propostos aos estudantes da área de vestuário.

Biografia do Autor

Márcio Soares Lima, IFMA - Instituto Federal do Maranhão

Mestre em Design pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA (2018). Especialista em Gestão e Stylist de Moda pela Faculdade de Saúde, Ciências Humanas e Tecnológicas do Piauí (2013). Graduado em Design de Moda pela Faculdade de Saúde, Ciências Humanas e Tecnológicas do Piauí (2010). Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Piauí -UFPI (2006). Atualmente é Professor EBTT, na área de Produção e Vestuário e Moda do Instituto Federal do Maranhão - IFMA.

Raquel Gomes Noronha, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Doutora em Ciências Sociais, professora da Universidade Federal do Maranhão nos cursos de Design

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Publicado

2019-11-26

Como Citar

LIMA, M. S.; SILVA, L. R. da; UCHÔA, J. M. B.; NORONHA, R. G. A modelagem por trás dos moldes: experiências em sala de aula. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 3, n. 1, p. 113 - 122, 2019. DOI: 10.5965/25944630312019113. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/14476. Acesso em: 29 jan. 2022.