Métodos de pesquisa com usuários: a abordagem etnográfica aplicada ao Design

Autores/as

  • Uda Flavia Souza Fialho UFRGS
  • Júlio Carlos de Souza van der Linden UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.5965/1808312913212018002

Palabras clave:

Necessidades dos usuários, Pesquisa etnográfica, Insights, Processo de design

Resumen

A abordagem etnográfica tem sido cada vez mais adotada em diferentes etapas do processo de design. No início do projeto, pode assumir um papel estratégico e auxiliar na identificação das necessidades dos usuários. Contudo, a Antropologia (área de origem da etnografia) e o Design diferem em termos de objetivo, do tempo empregado para a pesquisa e do conhecimento adquirido durante a formação dos profissionais e, diante disso, entende-se que a abordagem etnográfica deve passar por adaptações para ser aplicada na área do Design. Com este estudo, buscou-se entender como a abordagem etnográfica se apresenta quando é aplicada no início do processo de design, para identificar as necessidades dos usuários. Para tanto, investigou-se a pesquisa etnográfica como método científico e a pesquisa de campo com usuários no processo de design. Como resultado, foram definidos os principais aspectos da abordagem etnográfica, quando aplicada ao design, e identificados alguns métodos de pesquisa com usuários influenciados por tais aspectos. Percebeu-se que a abordagem etnográfica tem sido utilizada em empresas por meio da aplicação de métodos que apresentam os aspectos identificados neste estudo. Os métodos são fundamentados, principalmente, na observação em contexto e na conversação, a partir dos quais se busca compreender mais profundamente como os usuários se comportam na realidade e, assim, identificar suas necessidades e oportunidades de projetos para atendê-las.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Uda Flavia Souza Fialho, UFRGS

Designer pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Mestra em Design pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), doutoranda em Design e pesquisadora na mesma instituição. Desenvolve pesquisas sobre a participação dos usuários no processo de design, com foco na aplicação de métodos e ferramentas com abordagem participativa.

Júlio Carlos de Souza van der Linden, UFRGS

Designer, pela Universidade Federal de Pernambuco (1980), com mestrado, doutorado e pós-doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 1999,2004 e 2008). É Professor Associado do Departamento de Design e Expressão Gráfica (DEG), na Faculdade de Arquitetura da UFRGS, onde atua nos cursos de graduação em Design de Produto e Design Visual, e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Design da UFRGS.

Publicado

2018-12-18

Cómo citar

FIALHO, Uda Flavia Souza; VAN DER LINDEN, Júlio Carlos de Souza. Métodos de pesquisa com usuários: a abordagem etnográfica aplicada ao Design. DAPesquisa, Florianópolis, v. 13, n. 21, p. 002–024, 2018. DOI: 10.5965/1808312913212018002. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/dapesquisa/article/view/1808312913212018002. Acesso em: 18 may. 2024.

Número

Sección

Artigos

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.