O caso Manuella e os desenhos-palavras

Autores/as

  • Maria Lúcia Batezat Duarte UDESC

DOI:

https://doi.org/10.5965/1808312903052008342

Palabras clave:

Desenho de crianças cegas, Ensino de Desenho, Desenho e Significação

Resumen

Neste artigo apresento e discuto Estudo de Caso longitudinal sobre o ensino de desenho a uma criança cega. Após apresentar brevemente o método de ensino criado e alguns resultados obtidos, são analisados desenhos recentes realizados pela menina. São desenhos motivados pela audição de palavras que nomeiam objetos concretos e palavras que nomeiam conceitos abstratos. Verifica-se assim, a função e importância do desenhar na infância mesmo para as crianças cegas. Na discussão final o método empregado é comparado a outros estudos sobre o desenho e a cegueira.

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Publicado

2019-08-14

Cómo citar

BATEZAT DUARTE, Maria Lúcia. O caso Manuella e os desenhos-palavras. DAPesquisa, Florianópolis, v. 3, n. 5, p. 342–356, 2019. DOI: 10.5965/1808312903052008342. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/dapesquisa/article/view/15404. Acesso em: 12 may. 2024.

Número

Sección

Artes Visuais

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