A tapeçaria contemporânea e o simulacro: Conhecimento técnico e processo criativo na tapeçaria

Autores/as

  • Sandra Makowiecky UDESC
  • Elke Otte Hülse UDESC

DOI:

https://doi.org/10.5965/1808312903052008093

Palabras clave:

Pintura, Tapeçaria, Cópia, Simulacro

Resumen

A tapeçaria no Ocidente, especificamente na Europa, foi por centenas de anos um instrumento para divulgar a pintura. Para tal, os tapeceiros foram desenvolvendo mecanismos técnicos que favoreceram essa cópia, mas no início do século XX, talvez como em outras manifestações artísticas, alguns tapeceiros propuseram uma tapeçaria com “identidade própria”. Tanto Rosalind Krauss como Gilles Deleuze escrevem sobre o original, a primeira cópia, até chegar ao simulacro. Como esse conteúdo teórico pode ajudar a esclarecer o caminho da tapeçaria contemporânea?

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Publicado

2019-08-14

Cómo citar

MAKOWIECKY, Sandra; OTTE HÜLSE, Elke. A tapeçaria contemporânea e o simulacro: Conhecimento técnico e processo criativo na tapeçaria. DAPesquisa, Florianópolis, v. 3, n. 5, p. 093–103, 2019. DOI: 10.5965/1808312903052008093. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/dapesquisa/article/view/15347. Acesso em: 10 may. 2024.

Número

Sección

Artes Visuais