Pequeno inventário da montagem soviética

Authors

  • Dionatan Daniel da Rosa Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5965/1808312914222019002

Keywords:

Montagem, Cinema Soviético, Eisenstein, Griffith

Abstract

A partir do ponto de vista da criação artística, desenvolveu-se uma pesquisa sobre modos de operar a criação cênica, tendo como base conceitual a teoria da montagem cinematográfica. Partiu-se das definições extraídas da linguagem cinematográfica contidas na teoria da montagem soviética, sistematizada como modo de articulação da matéria fílmica pelos cineastas russos, no início do século XX. Trata também da influência da escola americana na formação do conceito soviético, uma vez que a primeira definição do termo montagem foi construída na pratica cinematográfica de D. W. Griffith. Apresenta-se o tema em suas relações com a sociedade russa e as incursões artísticas que influenciaram sua constituição como conceito artístico, evidenciando a relação entre Griffith, Eisenstein e Meyerhold. Destaca-se, a influência da biomecânica no conceito de montagem, o antinaturalismo da teoria eisensteniana e as diferenças entre o método de montar de Eisenstein e de Griffith.

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Author Biography

Dionatan Daniel da Rosa, Universidade do Estado de Santa Catarina

Mestre em Teatro pelo Programa de Pós- graduação em Teatro da Universidade do Estado de Santa Catarina, com a pesquisa intitulada "Montagem Expandida" orientada pelo Pr. Dr. Edélcio Mostaço, possui graduação em Artes Cênicas - Direção Teatral pela Universidade de Santa Maria - RS. A pesquisa de Mestrado se insere na área de linguagens, criação, estética e direção teatral.

Published

2019-04-02

How to Cite

ROSA, Dionatan Daniel da. Pequeno inventário da montagem soviética. DAPesquisa, Florianópolis, v. 14, n. 22, p. 002–016, 2019. DOI: 10.5965/1808312914222019002. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/dapesquisa/article/view/1808312914222019002. Acesso em: 13 may. 2024.

Issue

Section

Artigos