What is performative writing?

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5965/1808312915252020e0015

Keywords:

Performing arts, Writing and art, Performance art

Abstract

This text is a presentation of formulations, ways and images based on the title question 'what is performative writing?', presenting the collection of texts from the proposal From theme to ways, reflections and inventions: research in arts and research writing, produced by artist-researchers from different Brazilian universities, who bring with them the interest and reflective exercise of Research in Art in and through writing, sharing their procedures and possibilities.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Ines Saber de Mello, Universidade do Estado de Santa Catarina (PPGT/UDESC)

É doutoranda e mestra pelo Programa de Pós Graduação em Teatro da UDESC, graduada em Dança (UNESPAR) e em Letras Inglês (UFPR); professora-estudante, faz uma meta-pesquisa sobre e com corpo, escrita, dança, performance e poesia, buscando ações, espaços e experiências coletivas de outras escritas nas Pesquisas em Artes. inessaber@gmail.com

Franciele Machado de Aguiar, Universidade do Estado de Santa Catarina (PPGT/UDESC)

Franciele Machado de Aguiar é Bacharela em Teatro pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestra em Artes Cênicas pelo PPGAC-UFRGS e doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Teatro da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Fran é atriz, professora, gosta de escutar as vozes das pessoas e prefere cantar a falar. Quando ainda podia contar a idade nos dedos de uma única mão, transformou em microfone um pedaço de cano de PVC. Ao encontrar dramaturgia na estante da biblioteca da escola, decidiu brincar de teatro e o fez. E o faz. Tem meia dúzia de gatos: uma delas se chama Cigana e gosta de acompanhar as escritas deitada sobre livros e anotações feitas à mão.

Jussara Belchior Santos, Universidade do Estado de Santa Catarina (PPGT/UDESC)

Jussara Belchior (Jussara Belchior Santos) é bailarina gorda e doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Teatro da UDESC. Mestra em Teatro (2017) pelo mesmo programa e Bacharela em Comunicação das Artes do Corpo – Habilitação Dança, pela PUC/SP (2007). Em seu trabalho solo Peso Bruto (2017) investiga sobre os tabus e preconceitos sobre as gordas. Interessa-se poéticas e políticas de movimento e posicionamento através da dança

Luane Pedroso de Oliveira, Universidade do Estado de Santa Catarina (PPGT/UDESC)

Bacharela em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), mestra em Teatro pelo PPGT-UDESC e doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Teatro da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). É atriz, bailarina, gosta muito de teatro de bonecos. Arrisca-se em instrumentos percussivos e adora música brasileira. Nasceu em uma família de artistas, o que para ela foi de vital importância em sua formação, que se deu, sobretudo, do lado de fora da Academia. Ama cachorros e dias de sol. Prefere teatro a cinema. Não acredita no capitalismo. Gosta de escrever despretensiosamente. Tem a sorte de amar o que faz.

Matheus Abel Lima de Bitencourt, Universidade do Estado de Santa Catarina (PPGAV/UDESC)

Matheus Abel é artista visual e mestrando em Processos Artísticos Contemporâneos na Universidade do Estado de Santa Catarina. Investiga processos de escrita e modos de leitura, propondo relações e tensões via a série de trabalhos mapas/esquemas/diagramas. Pensa o pensar o processo enquanto obra.

Tereza Franzoni, Universidade do Estado de Santa Catarina (PPGT/UDESC)

Possui graduação em Ciências Sociais, mestrado e doutorado em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professora do Departamento de Artes Cênicas e do Programa de Pós Graduação em Teatro da Universidade do Estado de Santa Catarina. Tem experiência nas áreas de Sociologia, Antropologia e Metodologia de Pesquisa, e atuado na área de Educação do Campo com projetos de extensão e pesquisa nessa área.

References

ADICHIE, Chimamanda Ngozi. The danger of a single story. [S. l.: s. n], jul. 2009. 1 vídeo (18 min., 34 sec.). Website: TED Ideas Worth Spreading. Disponível em: https://www.ted.com/talks/chimamanda_ngozi_adichie_the_danger_of_a_single_story. Acesso em: 12 fev. 2020.

AGAMBEN, G. Infância e história: destruição da experiência e origem da história. Belo Horizonte: Editora UFMG; 2005.

AGAMBEN, G. Signatura rerum: sobre o método. Barcelona: Anagrama, 2010.

ANZALDÚA, G. Falando em línguas: uma carta para as mulheres escritoras do terceiro mundo. Revista Estudos Feministas. Florianópolis, v. 8, n. 1, p. 229-236, 2000. DOI: https://doi.org/10.1590/%25x. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/ref/article/view /9880/9106. Acesso em: 12 fev. 2020.

AUSTIN, J. L. Quando dizer é fazer: palavras e ação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1990.

BASBAUM, R. R. Manual do artista – etc. Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2013.

BUTLER, J. Cuerpos que importan. Sobre los limites materiales y discursivos del “sexo”, In: TAYLOR, D.; FUENTES, M. (org). Estudios avanzados de performance, México: Fondo de Cultura Economica USA, 2011. p. 51-90.

CABALLERO, I. D. Cenários liminares: teatralidades, performances e política. Uberlândia: EDUFU, 2016.

EINSTEIN, A. A Teoria da Relatividade Especial e Geral. São Paulo: Atlas,1991.

FERNANDES, C. Pesquisa Somático-Performativa: sintonia, sensibilidade, integração. Art Research Journal, Natal, RN, v. 1, n. 2, p.76-95, jul./dez. 2014. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/5262/4239. Acesso em: 12 dev. 2020.

FORTIN, S.; GOSSELIN, P. Considerações metodológicas para a pesquisa em arte no meio acadêmico. Art Research Journal, Natal, RN, v. 1, n. 1, p. 1-17, jan./jun. 2014. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/5256/4314. Acesso em: 12 fev. 2020.

FOUCAULT, M.l. A ordem do discurso. São Paulo: Edições Loyola, 2012.

GOFFMAN, E. The presentation of self in everyday life. New York: Doubleday, 1959.

HASEMAN, B. Manifesto for Performative Research. Media International Australia incorporating Culture and Policy, Austrália, n. 118, feb. 2006. p. 98-106.

HOOKS, B. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. 2. ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2013.

HOOKS, B. O feminismo é para todo mundo: políticas arrebatadoras. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 2018. E-book. Disponível em: https://www.record.com.br/produto/o-feminismo-e-para-todo-mundo-2/. Acesso em: 12 fev. 2020.

LADDAGA, R. Estética da emergência: a formação de outra cultura das artes. São Paulo: Martins Fontes, 2012.

LAWRENCE, W. Weiner Lawrence interview: the means to answer questions. [S.l.: s.n], 17 mar. 2014. 1 vídeo (12 min., 29 sec.). Entrevista cedida ao canal Louisiana Channel. Disponível em: https://youtu.be/AscU8wKzbbE. Acesso em: 14 fev. 2020.

LATOUR, B. Reagregando o social: uma Introdução à teoria do Ator-Rede. Salvador, BA : EDUFBA, 2012.

LYRA, L. de F. R. P. de. Guerreiras e Heroínas em performance: Da artetnografia à Mitodologia em Artes Cênicas. 2010. Tese (Doutorado em Artes Cênicas), Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 2011. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPO SIP/284426. Acesso em: 12 fev. 2020.

MONTAIGNE, M. de. Os Ensaios: livro I. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

PASSOS, E.; KASTRUP, V.; ESCÓSSIA, L. (org.). Pistas do método de cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2009.

RAGO, M. A aventura de contar-se: feminismos, escritas de si e invenções da subjetividade. Campinas: Editora da Unicamp, 2013.

RIBEIRO, D. Pequeno manual antirracista. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

ROCHA, T. O que é dança contemporânea? Salvador: Conexões criativas, 2016.

SANTOS, C. M. dos; BIANCALANA, G. R. Autoetnografia: um caminho metodológico para a pesquisa em artes performativas. Revista Aspas, São Paulo, v. 7, n. 2, p. 53-63, 2017. DOI: https://doi. org/10.11606 /issn.2238-3999.v7i2p53-63. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/aspas/article /view/137980 . Acesso em: 17 fev. 2020.

SCHECHNER, R. Performance studies: an introduction. 2. ed. New York : Routledge, 2006.

TAYLOR, D. O arquivo e o repertório: performance e memória cultural nas Américas. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2013.

ZAMBONI, S. A pesquisa em arte: um paralelo entre arte e ciência. Campinas, SP: Autores Associados, 1998.

Published

2020-10-20

How to Cite

SABER DE MELLO, Ines; AGUIAR, Franciele Machado de; BELCHIOR SANTOS, Jussara; PEDROSO DE OLIVEIRA, Luane; BITENCOURT, Matheus Abel Lima de; FRANZONI, Tereza. What is performative writing? . DAPesquisa, Florianópolis, v. 15, n. esp., p. 01–24, 2020. DOI: 10.5965/1808312915252020e0015. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/dapesquisa/article/view/17922. Acesso em: 13 may. 2024.