Aprendizagem e desempenho motor esboçando uma didática pianística a partir dos ciclos de movimento

Authors

  • Fernando Pabst Silva Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5965/1808312905072010293

Keywords:

ação pianística, aprendizagem motora, desempenho motor, didática

Abstract

Este artigo procura levantar dados advindos de áreas como a ergonomia, cinesiologia e biomecânica que venham ajudar a compreensão da ação pianística. Essa investigação tem o intuito de cruzar e confrontar informações vindas de áreas adjacentes, ou seja, interdisciplinarmente, com o objetivo de informar a concepção de um sistema didático para a ação pianística que inclua conhecimentos mais amplos. Através do questionamento de práticas comuns da didática instrumental, este fundamentado nas noções de aprendizagem e desempenho motor da área das ciências do movimento, foi lançada uma hipótese de trabalho baseada nos conceitos de Póvoas (1999). A partir de um fragmento musical de Sergei Rachmaninov, que ilustra a aplicação dos ciclos de movimentos, foi traçado um esboço de uma didática pianística sintética que integra conhecimentos da ação pianística conceituados pela autora.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2018-10-31

How to Cite

PABST SILVA, Fernando. Aprendizagem e desempenho motor esboçando uma didática pianística a partir dos ciclos de movimento. DAPesquisa, Florianópolis, v. 5, n. 7, p. 293–302, 2018. DOI: 10.5965/1808312905072010293. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/dapesquisa/article/view/14093. Acesso em: 15 may. 2024.

Issue

Section

Música

Most read articles by the same author(s)