O USO DO INSTAGRAM COMO FERRAMENTA DE COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA A COMUNIDADE

relato de experiência de um programa de extensão em fisioterapia respiratória pediátrica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2594641209022025e112124

Palavras-chave:

Educação em Saúde, Redes sociais, Fisioterapia Respiratória Pediátrica, Postagens Educativas no Instagram

Resumo

Este artigo apresenta a experiência da equipe de execução de um programa de extensão universitária em relação ao uso do Instagram como ferramenta de comunicação e educação em saúde para a comunidade, bem como informações sobre seu alcance e os temas abordados nessa rede social. Essa experiência parte do princípio de que as plataformas virtuais estão sendo reconhecidas e utilizadas para informação e capacitação de maneira generalista na saúde pública e, por isso, devem ser incorporadas nas propostas acadêmicas extensionistas. O programa - Brincando de Respirar - inclui 6 projetos caracterizados por avaliação, orientação e intervenção fisioterapêutica respiratória pediátrica, ações essas que envolvem crianças e seus responsáveis, assim como outros profissionais, para que tenha êxito na prevenção, promoção e recuperação da saúde respiratória da referida população. O uso do Instagram pela equipe do programa, por meio de conteúdos e postagens educativas – sistematizadas - na rede social, tem ampliado as ações dos projetos envolvidos, pois oportuniza o acesso livre da comunidade às atividades e conhecimentos referentes a atuação da fisioterapia respiratória pediátrica.

 

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Biografia do Autor

Greicy Silva, UDESC

Discente de Fisioterapia na Universidade Estadual de Santa Catarina, Bolsista de iniciação científica no programa Brincando de Respirar, no cujo faz parte há 3 anos, desenvolvendo competências clínicas e teóricas voltadas para a área de cardiorrespiratória na pediatria.

Camila Schivinski, udesc.br

Doutora em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Estadual de Campinas/SP (2008), possui mestrado na mesma área. Foi supervisora dos cursos de especialização e aprimoramento em Fisioterapia Pediátrica, oferecidos pela Universidade Estadual de Campinas/SP. Tem experiência na assistência, ensino, pesquisa e extensão, envolvendo: pediatria; intervenções em fisioterapia respiratória; pneumopatias pediátricas agudas e crônicas (fibrose cistica); instrumentos de avaliação do sistema respiratório aplicados a pediatria; testes de avaliação da capacidade física/funcional da criança. Atualmente é professora efetiva do Mestrado (Fisioterapia Cardiorrespiratória) e do curso de graduação em Fisioterapia na Universidade do Estado de Santa Catarina/UDESC, onde implantou um ambulatório de fisioterapia em pneumo-pediatria, coordena o programa de extensão "Brincando de respirar" e desenvolve projetos de pesquisa na área.

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Publicado

19-12-2025

Como Citar

SILVA, Greicy; SANTOS SCHIVINSKI, Camila Isabel. O USO DO INSTAGRAM COMO FERRAMENTA DE COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA A COMUNIDADE: relato de experiência de um programa de extensão em fisioterapia respiratória pediátrica. Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura, Florianópolis, v. 9, n. 2, 2025. DOI: 10.5965/2594641209022025e112124. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/cidadaniaemacao/article/view/26481. Acesso em: 19 dez. 2025.