História da formação do professor que ensina matemática: etapas de constituição da matemática para ensinar

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DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X10192022010

Palavras-chave:

Educação Matemática, Formação de professores, Matemática

Resumo

Este texto analisa aspectos da história da formação de professores que ensinam matemática. O estudo centra atenção nos saberes presentes nessa formação. Em especial analisa a matemática que integra a formação de professores para os primeiros anos escolares e as suas mudanças ao longo do tempo. Como referência teórico-metodológica ancora-se no campo da História Cultural. Mobiliza as categorias matemática a ensinar – objeto do trabalho docente - e matemática para ensinar, conceito que enfeixa as ferramentas que o futuro professor deverá manejar para o ensino, para o trabalho com uma matemática a ensinar. A partir de resultados de pesquisas já desenvolvidas, o texto norteia-se pela questão: Como foram sendo elaboradas, ao longo do tempo, as ferramentas para trabalho do futuro professor, isto é, que etapas foram percorridas na trajetória de constituição da matemática para ensinar? A resposta à questão aponta para a caracterização de diferentes matemáticas para ensinar.

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Biografia do Autor

Wagner Rodrigues Valente, UNIFESP

Prof. Associado Livre Docente do Departamento de Educação da UNIFESP, São Paulo, Campus Guarulhos, Brasil.

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Publicado

2022-02-18

Como Citar

VALENTE, Wagner Rodrigues. História da formação do professor que ensina matemática: etapas de constituição da matemática para ensinar. Revista BOEM, Florianópolis, v. 10, n. 19, p. 10–24, 2022. DOI: 10.5965/2357724X10192022010. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/boem/article/view/21698. Acesso em: 29 mar. 2024.