Notas sobre uma filosofia da arte em John Dewey: a arte como modelo de experiências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/24471267722021104

Palavras-chave:

arte, experiência, museus, objetos de arte, produtos de arte

Resumo

Neste trabalho se expõe de modo breve a concepção de John Dewey presente em seu livro “Arte como Experiência” de arte como modelo de experiência completa e pura. Além disso, traça-se uma relação entre o entendimento da arte como viva e a diferenciação conceitual desenvolvida pelo filósofo entre obras de arte e produtos de arte. A presente análise tem o propósito de chamar atenção dos diversos leitores para a divisão conceitual e a nova forma de conceber a filosofia da arte a partir da mirada deweyana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Alexander, Thomas. Dewey’s Philosophy of Art and Aesthetic Experience. Artizein: Arts and Teaching Journal, 2(1), 2016. Disponível em: <https://opensiuc.lib.siu.edu/atj/vol2/iss1/9>.

Andina, Tiziana. The Philosophy of Art: the question of definition. From Hegel to Post-Dantian Theories. Translated by Natalia Iacobelli. New York: Bloomsbury, 2013.

Campeotto, Fabio; Viale, Claudio Marcelo. Arte como experiencia: pasado y presente. Ideas y Valores, 70(175): 2021, 117-138.

Campeotto, Fabio; Viale, Claudio Marcelo. Barnes’ influence on John Dewey’s Aesthetics: a preliminary approach. Cognitio, 19(2): 2018, 227-241. DOI: https://doi.org/10.23925/2316-5278.2018v19i2p227-241

Campeotto, Fabio; Viale, Claudio Marcelo. Educar a través de la experiencia estética. El museo según John Dewey. Diálogos pedagógicos, 34:2020, 152-177.

Dewey, John. Arte como Experiencia. Tradução de Vera Ribeiro. São Paulo: Martins Fontes, 2010. (Coleção Todas as Artes).

Freeland, Cynthia. Pero ¿esto es arte? Una introducción a la teoría del arte. Traducción María Condor. Cuarta Edición. Madrid: Cátedra, 2010.

Lamarque, Peter. Analytic Aesthetics. In: Beaney, Michael. (ed.). The oxford Handbook of the history of analytic philosophy. Oxford: Oxford University Press, 2013.

McWhinnie, Harold J. Clive Bell, the doctrine of significant form and visual art communication: a review of sources. In: Second History of Art Education Conference, Penn State University, Fall [1987] 1989. https://files.eric.ed.gov/fulltext/ED367579.

Nwodo, Christopher S. Philosophy of art versus aesthetics. British Journal of Aesthetics, 24(3): 1984, 195-205. DOI: https://doi.org/10.1093/bjaesthetics/24.3.195

Sabariz, Carlos R. John Dewey y el arte de hacer bien las cosas. In: Arenas, Luis; Castillo, Ramón de; Faerna, Ángel M. John Dewey: una estética de este mundo. Zaragoza: Prensas de la Universidad de Zaragoza, 2018.

Sánchez, Carlos Vara. Rhythm ‘n’ Dewey: an adverbialist ontology of art. Rivista di estetica 73: 2020, 79-95.

Tolstói, Leon. O que é arte? A polêmica visão do autor de Guerra e Paz. Tradução de Bette Toril. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2016.

Downloads

Publicado

2021-10-31

Como Citar

HAUBERT, Laura Elizia. Notas sobre uma filosofia da arte em John Dewey: a arte como modelo de experiências. Revista Apotheke, Florianópolis, v. 7, n. 2, 2021. DOI: 10.5965/24471267722021104. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/20273. Acesso em: 28 mar. 2024.