Princípios Éticos

Da responsabilidade dos autores.

  1. Os autores são responsáveis pelo conteúdo de seus artigos, assim como pelos direitos autorais de imagens, vídeos e quaisquer elementos textuais ou complementares ao seu artigo.
  2. Os autores obrigam-se a oferecer ao periódico retratações ou correções de eventuais erros.
  3. Os autores devem assegurar que seu texto é obra original e não devem submeter o mesmo texto para mais de uma revista.
  4. Caso o artigo tenha sido escrito com base em pesquisa que apresenta reais riscos para os participantes, é obrigatória a apresentação de parecer do Comitê de Ética da instituição do pesquisador.

Do processo de avaliação

  1. Todos os artigos e relatos da revista são submetidos à revisão pelo método de avaliação por pares duplo-cego.
  2. Avaliação por pares é o processo de obter pareceres sobre manuscritos individuais de avaliadores peritos no campo. Esse processo está claramente descrito no sítio da Revista.
  3. Os pareceres devem ser o mais objetivos possível e suficientemente embasados para que permitam o aprimoramento da pesquisa e dos textos avaliados.
  4. Os avaliadores não devem ter conflitos de interesse e, quando for o caso, declaram isso por escrito no sistema da revista, ao realizar uma avaliação.
  5. Os avaliadores devem sempre chamar a atenção para textos ou trechos já publicados e que não tenham sido propriamente citados no texto em avaliação.
  6. Em caso de pareceres divergentes sobre a publicação, a Editoria poderá solicitar um terceiro parecer ou chamar a si a decisão. Serão encaminhados para segunda rodada de avaliação os textos que receberem esta recomendação explícita dos avaliadores ou que receberem indicação de correções e modificações necessárias.
  7. Todos os artigos avaliados são tratados de forma confidencial.
  8. A Revista A Luz em Cena entende que qualquer forma de plágio não é aceitável.
  9. A decisão final sobre a publicação ou não de um texto cabe aos editores. Sempre que um texto tenha qualidade acadêmica e cumpra os critérios estabelecidos pela revista, ele é encaminhado para a avaliação por pares duplo-cega de, no mínimo, dois avaliadores.
  10. Os únicos critérios de avaliação são o mérito acadêmico do texto e o aprimoramento da qualidade do conhecimento, não havendo discriminação aos autores, por quaisquer razões.
  11. Não é permitido aos editores o uso de informações constantes nos artigos em avaliação sem o consentimento explícito dos autores.
  12. Os editores estão disponíveis para responder qualquer questão ética ligada a uma submissão.