Pina Bausch: aproximações com Brecht e o teatro pós-dramático

Authors

  • Juliana Carvalho Franco da Silveira Federal University of Viçosa image/svg+xml
  • Mariana Lima Muniz Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

DOI:

https://doi.org/10.5965/2358695801202013109

Abstract

O artigo apresenta aproximações entre os procedimentos utilizados por Pina Bausch na dança-teatro e os utilizados por Bertolt Brecht no teatro didático, além de relacionar o trabalho realizado pela diretora alemã com as propostas do que Hans-Thies Lehmann denomina de teatro pós-dramático.

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Juliana Carvalho Franco da Silveira, Federal University of Viçosa

    Professora do Departamento de Artes e Humanidades da UFV. Mestre em Artes pela UFMG. Bailarina e diretora, em 2008 e 2009 realizou pesquisa de campo junto ao Tanztheater Wuppertal, companhia dirigida por Pina Bausch de 1973 a 2009.

  • Mariana Lima Muniz, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

    Titular do Departamento de Fotogra a, Teatro e Cinema, atuando na Pós-graduação em Artes e Curso de Graduação em Teatro da EBA/ UFMG. Doutora em História, Teoria e Prática do Teatro pela Universidad de Alcalá (Espanha). Formada em Interpretação Gestual - Real Escuela Superior de Arte Dramático de Madrid (2005). Pesquisadora, diretora e atriz.

Published

2013-12-13

How to Cite

Pina Bausch: aproximações com Brecht e o teatro pós-dramático. Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas, v. 1, n. 20, p. 109–118, 13 Dec.2013.

Most read articles by the same author(s)