O parto reverso ou da vertigem que é voltar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573103522024e0103

Palavras-chave:

abjeção, feminino, sintonia, performatividade, teatro contemporâneo

Resumo

No presente artigo, a autora parte de alguns conceitos centrais da psicanálise, como o “enigma da sexualidade” e o “romance familiar”, para um exercício autoetnográfico que toma as questões de gênero e o território da cena e da performance como focos de trabalho e experiência. Ela se debruça, principalmente, sobre o conceito de “feminino como mascarada” da psicanalista Joan Rivière para pensar a performatividade de gênero em sua dimensão sintomática, adotando, a partir da filiação à autora Julia Kristeva, uma perspectiva abjeta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janaina Fontes Leite, Universidade de São Paulo

Pós-doutoranda na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo com apoio da Fapesp. Doutorado em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo (USP). Mestrado em Artes Cênicas pela USP.

Referências

BERGER, Éléonore. Tuer la mère. Quand Luce Irigaray rencontre Angélica Liddell. In: Eva García-Ferrón y Cristina Ros-Berenguer (coord.). Dramaturgia femenina actual. De 1986 a 2016. Feminismo/s, 30 (diciembre/2017): 21-30, DOI: 10.14198/fem.2017.30.01.

BERNSTEIN, Ana. A performance solo e o sujeito autobiográfico. Revista Sala Preta. São Paulo, v. 1, n. 1, 2001. p. 91-103.

DESPENTES, Virginie. Teoria King Kong. Trad.: Márcia Bechara. São Paulo: n-1 edições, 2016.

FABIÃO, Eleonora. Programa performativo: O corpo-em-experiência. Revista do Lume, n. 4, dez./2013.

FEDERICI, Silvia. Calibã e a bruxa: Mulheres, corpo e acumulação primitiva. Trad.: Coletivo Sycorax. São Paulo: Elefante, 2017.

FEDERICI, Silvia. O ponto zero da revolução: trabalho doméstico, reprodução e luta feminista. Trad.: Coletivo Sycorax. São Paulo: Elefante, 2019.

FROIDEVAUX-METTERIE, Camille. Le corps de femmes: La bataille de l’intime. Paris: Philosophie Magazine Éditeur, 2018.

GONZALEZ, Lélia. Racismo e sexismo na cultura brasileira. Revista Ciências Sociais Hoje (Anpocs), 1984. p. 223-244.

IACONELLI, Vera. Mal-estar na maternidade: do infanticídio à função materna; orientador Nelson da Silva Junior. São Paulo, 2012. 130 f. Tese (Doutorado em Psicologia) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012.

KEHL, Maria Rita. Deslocamentos do feminino: a mulher freudiana na passagem para a modernidade. São Paulo: Boitempo, 2016.

KRISTEVA, Julia. Pouvoirs de l’horreur: Essai sur l’abjection. Paris: Éditions du Seuil, 1980, Approche de l’abjection, p. 7-27. Trad. Allan Davy Santos Sena. Disponível em: https://pt.scribd.com/document/334123020/Poderes-Do-Horror-de-Julia-Kristeva-Capi1.

LEAL, Dodi Tavares Borges. Performatividade transgênera: equações poéticas de reconhecimento recíproco na recepção teatral; orientador Luis Guilherme Galeão da Silva. São Paulo, 2018, 534 f.

LEITE, Janaina Fontes. Ensaios sobre o feminino e a abjeção na ob-scena contemporânea. Tese (Doutorado em Teoria e Prática do Teatro) – Universidade de São Paulo, 2021.

LEITE, Janaina Fontes. Conversas com meu pai + Stabat Mater: uma trajetória de Janaina Leite. Belo Horizonte: Editora Javali, 2020.

LEITE, Janaina Fontes. Feminino Abjeto. Revista Aspas, 8(1), 2018, 210-240. Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v8i1p210-240. Acesso em: 17 fev. 2019.

LIDDELL, Angélica. Primera carta de San Pablo a los Coríntios; You are my destiny, Lo stupro di Lucrezia; Tandy; La novia del Sepulterero. Diario; Salmos. Ciclo de las resurrecciones, Segovia: Ediciones La uña rota, 2015.

MARTINS, Leda Maria. Performances do tempo espiralar: poéticas do corpo-tela. Rio de Janeiro: Cobogó, 2021.

MULVEY, Laura. A phantasmagoria of the female body/Cindy Sherman. Newleft Review, n. 88, 1991.

PRECIADO, Paul B. Manifesto contrassexual: Práticas subversivas de identidade sexual. Trad.: Maria Paula Gurgel Ribeiro. São Paulo: n-1 edições, 2014.

PRECIADO, Paul B. Um apartamento em Urano (Conferência). Trad.: C. Q. Kushiner & P. S. Souza Jr. Lacuna: uma revista de psicanálise. São Paulo, n. 8, p. 12, 2019. Disponível em: https://revistalacuna.com/2019/12/08/n-8-12/.

RICOEUR, Paul. A memória, a história, o esquecimento. Trad: Alain François [et al.]. Campinas: UNICAMP, 2007.

RIVERA, Tania. Subversões da lógica fálica – Freud, Lacan, Preciado. Psicanalistas pela democracia. Disponível em:

https://psicanalisedemocracia.com.br/2019/12/subversoes-da-logica-falica-freud-lacan-preciado-por-tania-rivera/. Acesso em: 24 dez. 2019.

RIVIÈRE, Joan. (1929) A feminilidade como máscara. Psyquê. São Paulo, Ano IX, n. 16, jul./dez. 2005, p. 13-24.

RYKNER, Arnaud. Nota sobre o dispositivo. Trad.: Alexandra Moreira da Silva. Porto: Edições Afrontamento, 2018.

SEGATO, Rita Laura. O Édipo brasileiro: a dupla negação de gênero e raça. Série antropologia. 400, Brasília. 2006.

TARELHO, Luiz Carlos. A teoria da sedução generalizada de Jean Laplanche e o descentramento do ser humano. J. psicanal., São Paulo, v. 45, n. 83, p. 97-107, dez. 2012. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010358352012000200009&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 22 dez. 2020.

VALLEJO, Américo; MAGALHÃES, Ligia C. Lacan: operadores da leitura. São Paulo: Perspectiva, 2008.

Publicado

2024-09-22

Como Citar

LEITE, Janaina Fontes. O parto reverso ou da vertigem que é voltar. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 3, n. 52, p. 1–22, 2024. DOI: 10.5965/1414573103522024e0103. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/25777. Acesso em: 10 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Ações feministas/corpas decoloniais: cenários do sul