Retornar à terra: corpas-território e indígenas artes em Pindorama

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573103522024e0105

Palavras-chave:

indígenas artes, corpo-território, branquitude, ambiente

Resumo

Este artigo aborda o fenômeno das artes indígenas, ou indígenas artes, por meio de uma bibliografia multidisciplinar e da breve análise de três trabalhos artísticos de Barbara Kariri, Juão Nyn e Iris e Iara Campos. Discutimos como a arte tem sido um lugar retomado, subvertendo os sentidos da colonialidade (Quijano, 2005) que constitui o campo artístico institucionalizado (Meireles, 2020).  Reflete-se, a partir da noção de corpa-território, sobre os caminhos originários das artes indígenas reconhecendo seus elementos e cosmopercepções (Martins, 2021).

 

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Biografia do Autor

Flavia Pinheiro Meireles, Federal Center for Technological Education Celso Suckow da Fonseca

Pós-doutorado pela Universidade de São Paulo (USP) no projeto Mecila (UzK/AL). Doutorado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestrado em Artes Visuais pela UFRJ. Graduação em Licenciatura Plena em Dança pela Faculdade e Escola Angel Vianna (FAV). Professora Permanente do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ). 

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Publicado

2024-09-22

Como Citar

MEIRELES, Flavia Pinheiro. Retornar à terra: corpas-território e indígenas artes em Pindorama. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 3, n. 52, p. 1–25, 2024. DOI: 10.5965/1414573103522024e0105. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/25759. Acesso em: 10 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Ações feministas/corpas decoloniais: cenários do sul