Transportar como foi desenhado? - abordagens contemporâneas da mímica corporal de Étienne Decroux

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573103522024e0206

Palavras-chave:

mímica corporal, Étienne Decroux, treinamento para o ator, técnica externa, processos de criação

Resumo

Encontrar uma voz própria que alinhe um sistema artístico tradicional às demandas da contemporaneidade é um dos maiores desafios enfrentados por mímicos corporais. Pouco mais de três décadas após o desaparecimento de Étienne Decroux, quais as estratégias utilizadas por artistas-mímicos pós-decrouxianos para lidar com essas demandas? O artigo destaca as estratégias utilizadas por mímicos contemporâneos na fricção entre o sistema e sua expressão artística pessoal. Transportar como está desenhado, incorporar técnicas distintas e explorar princípios de criação são algumas dessas estratégias que podem ser também aplicadas a outras práticas artísticas baseadas em relações mestre-aprendiz.

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Biografia do Autor

George Mascarenhas, Universidade Federal da Bahia

Pós-doutorado na Université de la Sorbonne Nouvelle – Paris 3, França. Doutorado em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Formado em Mímica Corporal Dramática de Etienne Decroux, na École de Mime Corporel Dramatique in London, Grã-Bretanha. Professor da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC/UFBA). Ator, diretor, mímico corporal.

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Publicado

2024-09-22

Como Citar

MASCARENHAS, George. Transportar como foi desenhado? - abordagens contemporâneas da mímica corporal de Étienne Decroux . Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 3, n. 52, p. 1–24, 2024. DOI: 10.5965/1414573103522024e0206. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/25668. Acesso em: 10 dez. 2024.