Curadoria e colonialidade: contradições no processo de descolonização da MITsp

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573103522024e0201

Palavras-chave:

curadoria em artes cênicas, decolonialidade, festivais internacionais de teatro

Resumo

Como pensar a curadoria em Artes Cênicas a partir de teorias e experiências na periferia do capitalismo? Para isso, as edições de 2016 a 2020 da Mostra Internacional de Teatro de São Paulo serão analisadas a partir do esquema de denúncia das heranças coloniais e anúncio da descolonização. O campo curatorial se revela como território em disputa, no qual convivem imposições institucionais do mercado artístico e pressões de movimentos sociais interessados na transformação do mundo como o conhecemos.

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Biografia do Autor

Daniel Vianna Godinho Peria, Universidade de São Paulo

Graduando em Licenciatura em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo (USP).  Educador do Cursinho Popular Ruth de Souza, coordenado pela Profa. Dra. Maria Lucia de Souza Barros Pupo. 

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Publicado

2024-09-22

Como Citar

PERIA, Daniel Vianna Godinho. Curadoria e colonialidade: contradições no processo de descolonização da MITsp. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 3, n. 52, p. 1–26, 2024. DOI: 10.5965/1414573103522024e0201. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/25343. Acesso em: 10 dez. 2024.