De repente um clown: reflexões sobre gestos em uma experiência pessoal em Bogotá

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573102472023e0108

Palavras-chave:

Clown, Gesto, Dança, Teatro, Experiência

Resumo

Este artigo é um relato de experiência que parte de uma vivência pessoal do autor em uma oficina de clown desenvolvida pela atriz colombiana Viviana Bernal em 2022 em Bogotá. A pesquisa se ocupa, por meio da interdisciplinaridade entre os estudos de teatro, dança e do clown, a analisar exemplos concretos que foram retirados dessa oficina para refletir sobre algumas questões: Como um gesto produz risada? Qual a relação da percepção do gesto com questões históricas e sociais? Depois de tais reflexões baseadas em teorias de Merleau-Ponty, Jorge Dubatti, Hubert Godard e outros, foi possível constatar a relevância desse estudo que consiste em dar importância ao processo de registro e reflexões da experiência empírica do ator sobre seus treinamentos corporais e do público sobre suas per(re)cepções como ferramenta para a investigação na arte e como posicionamento político.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raylson Silva da Conceição, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Doutorando da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Mestre em Artes Cênicas, pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Especialização em Arte, Mídia e Educação pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA). Graduado em Teatro pela UFMA. Ator e palhaço.

Michelle Nascimento Cabral Fonseca, Federal University of Maranhão

Doutora em Comunicação Social pela PUC/RS. Mestra em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Bacharel em Artes Cênicas-Direção Teatral pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Docente do curso de Teatro Licenciatura do Departamento de Artes Cênicas e do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Coordenadora do URBANITAS – Laboratório de Criação Cênica em Teatro, Circo e Cidade. Diretora teatral e palhaça.

Referências

ALFONSO, Diego. Entrevista concedida ao autor. Correio eletrônico, 30 de setembro de 2022.

BENÍTEZ, María Dolores Medina. La Experimentación artística como práctica formadora en el Grado de Ed. Primaria: Método de Conceptualización y Proceso de materialización de una idea. Tese (Doctorado en Formación del Profesorado) - Universidad de las Palmas de Gran Canaria - España, Facultad de Ciencias de la Educación - Programa del doctorado de Formación del profesorado, 2014.

BERNAL, Viviane. Entrevista concedida ao autor. Correio eletrônico, 30 de setembro de 2022.

CONCEIÇÃO, Raylson Silva da. O ENCONTRO: do acontecimento a um olhar atento - espetáculo o Miolo da Estória. Dissertação (Mestrado em Teatro) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2021.

DELEUZE, Gilles. Conversações: 1972-1990. São Paulo: Ed. 34, 1992.

DUBATTI, Jorge. O teatro dos mortos: introdução a uma filosofia do teatro. Trad. Sérgio Molina. São Paulo: Edições Sesc São Paulo, 2016.

FERRACINI, Renato; FEITOSA, Charles. A questão da presença na filosofia e nas artes cênicas. Ouvir ou ver. Uberlândia, v. 13, n. 1, p. 106-118, jan. 2017.

GODARD, Hubert. Gesto e Percepção. In: PEREIRA, Roberto; SOTER, Silvia (Org.). Lições de Dança. 3. Rio de Janeiro: Ed. UniverCidade, 2002. p. 11-35

JACQUART, Albert. Moi et les autres. Paris: Seuil, p.43, 1983.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da Percepção. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

REY, Leonardo. Entrevista concedida ao autor. Correio eletrônico, 30 de setembro de 2022.

ROQUET, Christine. Da análise do movimento à abordagem sistêmica do gesto expressivo. O Percevejo online. Dossiê Corpo Cênico: Linguagens e pedagogias. Rio de Janeiro, v. 3, n. 1, p. 01-15, 2011. Disponível em: http://www.seer.unirio.br/index.php/opercevejoonline/article/view/1784. Acesso em: 03 dez 2022.

ROQUET, Christine. Ler o gesto, uma ferramenta para a pesquisa em dança. Revista Cena, Porto Alegre, p. 15-27, 2017. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/cena/article/view/73754/0. Acesso em: 03 dez 2022.

SPINOZA, Bento. Ética. Trad. Tomaz Tadeu. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

Downloads

Publicado

2023-07-24

Como Citar

CONCEIÇÃO, Raylson Silva da; FONSECA, Michelle Nascimento Cabral. De repente um clown: reflexões sobre gestos em uma experiência pessoal em Bogotá. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 47, p. 1–17, 2023. DOI: 10.5965/1414573102472023e0108. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/23253. Acesso em: 18 maio. 2024.

Edição

Seção

Artes do Palhaço, Artes do Circo, Circo-Teatro e Comicidade Popular II