Circo na escola: educação e arte na Educação Básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573101462023e0110

Palavras-chave:

circos, educação básica, currículos

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar as manifestações circenses na Educação Básica. O estudo realizou a pesquisa exploratória em múltiplas fontes bibliográficas e multimídias, tratadas via Análise Interpretativa. Os resultados evidenciam muitas manifestações circenses acontecendo na Educação Básica, realizadas por artistas, professores e arte-educadores. Apresentações artísticas profissionais, cursos, oficinas, palestras etc., aulas-passeio e projetos extracurriculares e complementares não se constituem saberes escolares, pois não se articulam com currículos. Contudo, os projetos pluri, inter e transdisciplinares, disciplinas curriculares de Circo e o ensino como temática, conteúdo e recurso didático em disciplinas tornam o Circo um saber escolar sujeito aos dispositivos da instituição e organização escolar. Em síntese, este estudo procura valorizar a diversidade de ações, projetos, atividades e sujeitos que buscam aproximar o Circo, sua arte e seus saberes da Educação Básica.

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Biografia do Autor

Gilson Santos Rodrigues, Universidade Estadual de Campinas

Doutorando em Educação Física, pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Mestrado em Educação Física, pela Unicamp. Especialista Lato Sensu  pela Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp). Graduação em Educação Física pela Unicamp.

Marco Antonio Coelho Bortoleto, Universidade Estadual de Campinas

Doutorado - Universidade de Lleida / Instituto Nacional de Educação Física da Catalunha (INEFC) na Espanha (2004). Mestrado em Educação Física - Universidade Estadual de Campinas (Unicamp - 2000). Graduado (Licenciatura Plena) em Educação Física - Universidade Metodista de Piracicaba (1997). DRT Artista circo 0056352/SP. Professor MS5.2 (Associado - Livre Docente) do Departamento de Educação Física e Humanidades (DEFH) da Faculdade de Educação Física da UNICAMP.

Daniel de Carvalho Lopes, Universidade de São Paulo

Doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). Mestrado em Artes pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Licenciatura plena em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Educador de Circo Social, coordenador do portal da diversidade circense - www.circonteudo.com    

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Publicado

2023-04-27

Como Citar

RODRIGUES, Gilson Santos; BORTOLETO, Marco Antonio Coelho; LOPES, Daniel de Carvalho. Circo na escola: educação e arte na Educação Básica. Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 46, p. 1–27, 2023. DOI: 10.5965/1414573101462023e0110. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/23247. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Artes do Palhaço, Artes do Circo, Circo-Teatro e Comicidade