A história que Bacurau nos ensina a ensinar para ser “gente”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175180315382023e0102

Palavras-chave:

saber e poder, ensino de história, Bacurau, literacia histórica

Resumo

O artigo tem o filme “Bacurau” como possibilidade de uso para o ensino de História partindo de um tempo distópico para pensar uma história do tempo presente, não desvinculado de seu passado. Entendemos que essas dimensões de tempo que se intercruzam podem ser trabalhadas nas práticas de ensino e de aprendizagem a partir do conceito de letramento histórico. Compreendendo-se a trama do filme como um artefato cultural, entende-se que, a partir de suas diversas narrativas, tempos e espaços interseccionados pelos habitantes e forasteiros de Bacurau, é possível identificar e problematizar os fios que conduzem a uma compreensão de conceitos historiográficos que favoreçam uma aprendizagem histórica fundada na complexidade do pensamento e da consciência histórica para estudantes da Educação Básica. Entendemos esses estudantes como parceiros de sala de aula que podem partilhar entre si e com o professor conhecimentos prévios identificados na vida prática dos personagens do filme e refletir sobre suas próprias identidades, sobre o exercício de cidadania e sobre as experiências cotidianas historicamente constituídas para construir novas estratégias de vida e resistência ao pensamento histórico eurocêntrico que continua a nos colonizar os corpos, mentes e hábitos. Espera-se que, ao trabalhar com o filme, professores e seus parceiros de sala de aula assumam uma condição de investigadores da história com vistas a elaboração de um conhecimento histórico próprio relacionado à cognição histórica.

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Biografia do Autor

Francisco Egberto de Melo, Universidade Regional do Cariri

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC).
Professor da área de Ensino de História, Departamento de História, da Universidade Regional do Cariri (URCA).
Desenvolve pesquisas no campo de ensino de História, com ênfase: formação de professores, currículo, história do ensino de História.

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Publicado

2023-03-26

Como Citar

MELO, Francisco Egberto de. A história que Bacurau nos ensina a ensinar para ser “gente”. Revista Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 15, n. 38, p. e0102, 2023. DOI: 10.5965/2175180315382023e0102. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/tempo/article/view/2175180315382023e0102. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

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Artigos