A PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO-PEDAGÓGICO EM GEOGRAFIA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL: notas de uma experiência

Auteur/ices

  • Aloysio Marthins Araújo Junior Université fédérale de santa catarina image/svg+xml
  • Leila Procópia Nascimento Université fédérale de santa catarina image/svg+xml
  • Santiago Alves Siqueira E. B. M. Batista Pereira
  • Juliana Cristina Bertoloto Université fédérale de santa catarina image/svg+xml
  • Bruno Franklin Lopes Gaspar Université fédérale de santa catarina image/svg+xml

Résumé

A dificuldade em encontrar um diálogo entre a Universidade e a Educação Básica é uma das reclamações frequentes, principalmente entre os professores do Ensino Fundamental ou Médio. Por seu turno, o estímulo à pesquisa fica restrito à universidade. Assim, buscou-se a partir de um projeto de extensão, fazer esta interlocução entre professores que trabalham com a formação docente e os professores que atuam em unidades de ensino básico. Este diálogo se deu na produção de material didático-pedagógico a partir de algumas dificuldades encontradas pelos professores de geografia. Normalmente tais professores têm o livro didático como única ferramenta para transmitir os conteúdos aos alunos, o que torna, por vezes, as aulas de geografia pouco estimulantes aos alunos (e aos professores). A ideia e o material produzido foram pautados nas necessidades de alunos e professores e tinham que ser significativos para os agentes envolvidos. Dessa forma, seguindo os pressupostos da geografia crítica, a metodologia do trabalho se constituiu na construção de materiais e atividades pedagógicas para a disciplina de geografia, de forma integrada, num círculo entre universidade-escola e vice-versa. Portanto, o objetivo foi produzir material didático-pedagógico para estudantes do Ensino Fundamental numa escola da rede oficial de ensino de Florianópolis, Santa Catarina. Como resultado da experiência, o projeto se mostrou viável e ficou claro também que a aproximação da Universidade com a Escola Básica é necessária e possível. O objetivo do artigo é expor como se deu o processo de construção de material didático. Palavras-Chave: Escola Básica. Material didático-pedagógico. Geografia.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographies des auteurs

  • Aloysio Marthins Araújo Junior, Université fédérale de santa catarina
    Doutor em Geografia e Professor do Departamento de Metodologia de Ensino/CED e do Programa de Pós-Graduação em Geografia/UFSC. Pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Geografia.
  • Leila Procópia Nascimento, Université fédérale de santa catarina
    Mestre em Geografia e Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFSC. Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Geografia.
  • Santiago Alves Siqueira, E. B. M. Batista Pereira
    Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina e professor da Escola Básica Municipal Batista Pereira. Pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Geografia.
  • Juliana Cristina Bertoloto, Université fédérale de santa catarina
    Acadêmica do curso de Geografia da Universidade Federal de Santa Catarina e bolsista do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Geografia.
  • Bruno Franklin Lopes Gaspar, Université fédérale de santa catarina
    Acadêmico do curso de Geografia da Universidade Federal de Santa Catarina e bolsista do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Geografia.

Téléchargements

Publiée

2012-12-19

Comment citer

A PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO-PEDAGÓGICO EM GEOGRAFIA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL: notas de uma experiência. PerCursos, v. 13, n. 2, p. 75–93, 19 déc.2012.