Narrativas de estudantes do ensino médio com um olhar à história das mulheres: uma experiência possível na educação básica

Autores

  • Elaine Prochnow Pires Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984724618372017265

Resumo

O exposto aqui versa sobre a experiência do trabalho realizado no Mestrado Profissional em Ensino de História, polo UDESC, com apoio CAPES. Constitui-se numa dissertação propositiva, tratando de evidenciar a história das mulheres no livro didático utilizado pela turma de terceiro ano do Ensino Médio que compôs o universo da pesquisa. Procurou-se responder como os (as) estudantes se apropriam das discussões nas quais a importância das mulheres e a construção social das diferenças são debatidas. A metodologia do trabalho se constituiu na análise de narrativas construídas por eles, a partir de atividades propostas, no sentido de apurar sensibilidades e desenvolver olhares mais críticos no que tange ao tema estudado. O trabalho apresentou uma proposta para o ensino de História calcada na necessidade de discutir, em maior escala, a importância das mulheres na História do Brasil, ampliando o debate sobre gênero, feminismos e História das Mulheres. A partir de sequências didáticas e da proposição de construção de narrativas, pôde-se observar a limitação do material didático que subsidia o trabalho de professores e professoras na Educação Básica, bem como se percebeu as possibilidades de transformação de olhares acerca da História das Mulheres e as questões de gênero após as discussões empreendidas em sala de aula. Também, constatou-se a presença de transformações nas ideias históricas dos(as) estudantes, externalizadas nas narrativas elaboradas. Anseia-se contribuir para o debate acerca das discussões de gênero e da história das mulheres no ensino de História.

 

Palavras-chave: Ensino de História. Gênero. História das Mulheres.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elaine Prochnow Pires, Universidade do Estado de Santa Catarina

Graduada em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), com Mestrado em Ensino de História pela mesma universidade. Integrante do grupo de pesquisa Ensino de História, memória e culturas (CNPq/UDESC), vinculado ao Laboratório de Ensino de História (LEH/UDESC). Doutoranda em História (PPGH/UDESC). Trabalha principalmente com questões relacionadas ao ensino de História, saberes escolares, memórias, narrativas e relações de gênero.

Downloads

Publicado

2017-10-17

Como Citar

PIRES, Elaine Prochnow. Narrativas de estudantes do ensino médio com um olhar à história das mulheres: uma experiência possível na educação básica. PerCursos, Florianópolis, v. 18, n. 37, p. 265–278, 2017. DOI: 10.5965/1984724618372017265. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/percursos/article/view/9836. Acesso em: 29 mar. 2024.