“Os heróis nunca morrem”: a constituição da posição social do rapper no início do século XXI

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/19847246252024e0304

Palavras-chave:

música popular, rap, cultura popular brasileira, rapper brasileiro, produção simbólica

Resumo

Este artigo visa refletir sobre a constituição da posição simbólica do rapper brasileiro a partir do início do século XXI, analisando duas músicas de grupos deste período: “Us herois não morrem”, de Alvos da Lei; e “Programado pra morre”, de Trilha Sonora do Gueto. Trata-se de refletir sobre a força simbólica dessa produção artística, que traz revelações sobre a sociedade, acomoda personagens em condutas éticas específicas, atribui e oferece significados, categorias e sentidos que ganham vida para além do gênero musical e que, nesse sentido, caracterizam o carisma do rapper.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Vilas Bôas Gatti, Universidade de São Paulo

Doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP). 

Referências

D’ANDREA, Tiarajú. A formação de sujeitos periféricos: cultura e política na periferia de São Paulo. 2013. Tese (Doutorado em Sociologia) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.

DOIS dias antes. Intérprete e compositor: Gilmar. In: SEJA como Deus quiser. Intérprete e compositor: Dimenó, Grand. São Paulo: Sky Blue, 2002. 1 CD, faixa 1.

GATTI, Vanessa. Mente engatilhada: a formação do rap nacional gangsta. 2023. Tese (Doutorado em Sociologia) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, USP, São Paulo, 2023.

GILROY, Paul. O Atlântico negro: modernidade e a dupla consciência. São Paulo: Editora 34, 2001.

GRINGOS PODCAST: MR Grande-E (DRR Posse) Gringos Podcast #14. [Locução de]: Gringo e Erik Jay. [S.l.]: Gringos Podcast, 2021. 1 vídeo (87 min). Publicado pelo canal Gringos Podcast. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=VBKfX9FknvQ&t=8135s. Acesso em: 13 fev. 2024.

ISSO AQUI é uma guerra. Intérprete e compositor: Facção Central. In: VERSOS sangrentos. Intérprete e composição: Facção Central. São Paulo: Five Special, 1999. 1 CD, faixa 4.

MACEDO, Márcio. Hip-Hop SP: the creation of peripheral culture in Brazil (1984-2003). 2024. Tese (Doutorado em sociologia) – The New School for Social Research, New York City, 2024.

MACEDO, Márcio. Hip-Hop SP: transformações entre uma cultura de rua, negra e periférica. In: Kowarick, Lúcio (org.). Pluralidade urbana em São Paulo: vulnerabilidade, marginalidade, ativismos sociais. São Paulo: Editora 34, 2016. p. 23-54.

MANDRAKE. “Peguei ódio pelo rap, mas certo dia Deus me tocou…” Dimenó- Alvos da Lei. Rap Nacional, [S. l.], 2012. Disponível em: https://www.rapnacional.com.br/peguei-odio-pelo-rap-mas-certo-dia-deus-me-tocou-dimeno-alvos-da-lei. Acesso em: 10 fev. 2024.

OLIVEIRA, Acauam. Prefácio. In: RACIONAIS MC´S: sobrevivendo no inferno. São Paulo: Companhia das Letras, 2018. p. 19-37.

OLIVEIRA, Acauam. O Fim da canção? Racionais MC’s como efeito colateral do sistema cancional brasileiro. 2015. Tese (Doutorado em Sociologia) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, USP, São Paulo, 2015.

PROGRAMADO pra morre. Intérprete e compositor: Kaskão, Karate, Bocão e X-Bacon. In: US fraco num tem veiz. Intérprete e compositor: Trilha Sonora do Gueto. São Paulo: SkyBlue, 2004.

RACIONAIS Mc’s - Entrevista completa ao Yo! MTV Rap (Vídeo Oficial) [HD], [S. l.: s. n.], 2017. 1 vídeo (44 min). Publicado pelo canal Gringos Podcast. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=VBKfX9FknvQ&t=8135s. Acesso em: 13 fev. 2024.

SOBREVIVENDO no Inferno. Intérprete e compositor: Racionais MC´s. São Paulo: Cosa Nostra, 1997.

TAKAHASHI, Henrique. Evangelho segundo Racionais: ressignificações religiosas, políticas e estético-musicais nas narrativas do rap. 2014. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2014.

US HERÓIS não morrem. Intérprete: Dimenó, Grand e Cicatriz. Compositor: Dimenó. In: SEJA como Deus quiser. Intérprete e compositor: Alvos da Lei. São Paulo: Sky Blue, 2002, 1 CD, faixa 2.

UM LUGAR em decomposição. Intérprete e compositor: Facção Central. In: ESTAMOS de luto. Intérprete e composição: Facção Central. São Paulo: Five Special, 1998. 1 CD, faixa 3.

VIDA Loka part. 2. Intérprete e compositor: Racionais MC´s. In: NADA como um dia depois de outro dia. Intérprete e compositor: Racionais MC´s. São Paulo: Cosa Nostra, 2002

WEBER, Max. Economia e sociedade: fundamentos da sociologia. Brasília: Editora da Universidade de Brasília: São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 1999.

WILLIAMS, Raymond. Marxismo e literatura. Rio de Janeiro: Zahar, 1979.

Downloads

Publicado

2024-10-10

Como Citar

GATTI, Vanessa Vilas Bôas. “Os heróis nunca morrem”: a constituição da posição social do rapper no início do século XXI. PerCursos, Florianópolis, v. 25, p. e0304, 2024. DOI: 10.5965/19847246252024e0304. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/percursos/article/view/25232. Acesso em: 10 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê 2024/3 "Canção popular, mercado musical e política no Brasil do século XXI"