ANTROPOLOGIA E EDUCAÇÃO: um diálogo necessário<em>ANTHROPOLOGY AND EDUCATION: a necessary dialogue</em>

Autores

  • Mauro Meirelles UFRGS/La Salle

Resumo

O presente texto discute as relações entre Antropologia e Educação. Para isto, após um breve histórico dessa relação, nos ocupamos do retorno da disciplina de Sociologia as grades escolares da educação básica e o modo como a antropologia é instada a participar e posicionar-se a partir de normatização legal e da Lei 10.639. Isto posto, discute-se o problema da transposição didática de conteúdos e o modo como os conhecimentos deste campo disciplinar é apreendido tanto pelo público discente como docente e, em que medida, a Antropologia pode contribuir nos objetivos a serem cumpridos pela norma legal através de uma compreensão diferenciada do processo de construção do conhecimento, esta, diversa para cada nível de ensino e campo disciplinar em questão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mauro Meirelles, UFRGS/La Salle

Doutor em Antropologia Social, Mestre em Educação e Licenciado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente desenvolve atividades ligadas ao Núcleo de Estudos da Religião (NER/UFRGS). Têm experiência na área de Educação e Antropologia, em especial, no desenvolvimento de softwares e métodos de pesquisa. Sua principal área de atuação reside nos estudos sobre Antropologia e Política, na construção e produção de indicadores estatísticos e, também, na produção de materiais destinados a Educação a distância e a formação de licenciados em Ciências Sociais.

Downloads

Publicado

2012-07-10

Como Citar

MEIRELLES, Mauro. ANTROPOLOGIA E EDUCAÇÃO: um diálogo necessário<em>ANTHROPOLOGY AND EDUCATION: a necessary dialogue</em>. PerCursos, Florianópolis, v. 13, n. 1, p. 81–98, 2012. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/percursos/article/view/2513. Acesso em: 29 mar. 2024.