BREVE HISTÓRICO DO DESENVOLVIMENTO DO ENSINO DE SOCIOLOGIA NO BRASIL<em>SHORT HISTORY ABOUT THE DEVELOPMENT OF TEACHING OF SOCIOLOGY IN BRAZIL</em>

Autores

  • Fernanda Feijó Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara - UNESP

Resumo

Este artigo não tem a pretensão de ser uma periodização estrita e exaustiva da trajetória da Sociologia como disciplina escolar no Brasil , tendo em vista que ainda há muito a se pesquisar e refletir acerca do desenvolvimento histórico da mesma. Apenas partimos do pressuposto de que para melhor entender a atual situação da Sociologia enquanto disciplina do ensino médio é preciso conhecer um pouco de sua história, suas idas e vindas, bem como as políticas educacionais vigentes durante a república brasileira e o contexto político, social, econômico e cultural de cada momento. Assim, analisando as diferentes conjunturas nas quais a Sociologia esteve presente ou ausente do currículo do ensino secundário/ segundo grau/ médio, acompanhado dos impactos que as diversas reformas de ensino tiveram sobre a educação nacional, é possível compreender da sua situação tanto no país como um todo, quanto em alguns estados da federação. Concomitantemente, considero imprescindível analisar quais os objetivos que permearam o desenvolvimento do ensino de Sociologia ao longo da sua trajetória no ensino básico, demonstrando que cada momento histórico de sua presença no currículo esteve atrelado às questões com as quais as ciências sociais se mobilizaram dentro e fora do campo científico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-07-10

Como Citar

FEIJÓ, F. BREVE HISTÓRICO DO DESENVOLVIMENTO DO ENSINO DE SOCIOLOGIA NO BRASIL<em>SHORT HISTORY ABOUT THE DEVELOPMENT OF TEACHING OF SOCIOLOGY IN BRAZIL</em>. PerCursos, Florianópolis, v. 13, n. 1, p. 133 - 153, 2012. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/percursos/article/view/2508. Acesso em: 1 jul. 2022.