GRAVIDEZ E MATERNIDADE NA ADOLESCÊNCIA E SUAS REPERCUSSÕES NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO

Autores

  • Jaileila Araujo Menezes UFPE
  • Marina de Oliveira Leite UFPE
  • Elenice Serafim Barbosa UFPE
  • Karla Galvão Adrião UFPE

Resumo

Este trabalho tem como objetivo geral compreender os significados da gravidez para jovens grávidas ou mães em contexto de escolas públicas e particulares, considerando, assim, diferentes níveis socioeconômicos. De modo específico, a pesquisa busca conhecer as mudanças ocorridas na vida das jovens grávidas e-ou mães e identificar os desafios que elas enfrentam no processo de escolarização. A metodologia inspira-se no campo de pesquisa qualitativa, que preza pelos significados construídos acerca das vivências. Adota-se o procedimento de entrevistas semiestruturadas, com sete jovens, sendo três grávidas e quatro mães. A análise das entrevistas permitiu chegar aos seguintes pontos de reflexão: a família e a escola atuam como rede de apoio social para a efetivação da continuidade da escolarização dessas jovens; a desigualdade de gênero e de classe incide como enredamento na vida da jovem pobre; as jovens de camada média conseguem se manter por mais tempo na escola, pois a família se encontra em melhores condições para sustentar um projeto de vida para a jovem centrado na escolarização e relativiza a obrigatoriedade do casamento. As jovens pobres retardam seu projeto de retornar à escola, pois elas terão de arcar com os cuidados com a casa e as crianças, tarefas que se tornam prioritárias e difíceis de dividir com o esposo. Palavras-chave: Gravidez na adolescência. Escolarização. Educação Sexual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jaileila Araujo Menezes, UFPE

Dra. Em Psicologia. Professora Adjunta da UFPE. Leciona nos cursos de graduação em Pedagogia e licenciaturas diversas no Centro de Educação. Vinculada ao Departamento de Psicologia e Orientações Educacionais. Docente do Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFPE. Vinculada à linha de pesquisa Processos Psicossociais, Poder e Práticas Coletivas.

Marina de Oliveira Leite, UFPE

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Poder, Cultura e Práticas Coletivas - GEPCOL/UFPE

Elenice Serafim Barbosa, UFPE

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e funcionária da rede de saúde da Prefeitura da Cidade do Recife.

Karla Galvão Adrião, UFPE

Dra. em Ciências Humanas. Professora Adjunta da UFPE. Leciona no curso de graduação e no Programa de Pós-graduação em Psicologia. Vinculada à linha de pesquisa Processos Psicossociais, Poder e Práticas Coletivas.

Downloads

Publicado

2012-12-19

Como Citar

MENEZES, J. A.; LEITE, M. de O.; BARBOSA, E. S.; ADRIÃO, K. G. GRAVIDEZ E MATERNIDADE NA ADOLESCÊNCIA E SUAS REPERCUSSÕES NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO. PerCursos, Florianópolis, v. 13, n. 2, p. 134-154, 2012. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/percursos/article/view/2497. Acesso em: 1 jul. 2022.

Edição

Seção

Artigos Demanda Contínua