BIBLIOTECA PÚBLICA BRASILEIRA: identidades e cenário político gerencial <em> BRAZILIAN PUBLIC LIBRARIES: identity and managerial public scenario </em>

Autores

  • Joana Coeli Ribeiro Garcia Universidade Federal da Paraíba
  • Johnny Rodrigues Barbosa Universidade Federal da Paraíba
  • Bernardina Maria Juvenal Freire Oliveira Universidade Federal da Paraíba

Resumo

Retoma a temática das políticas gerenciais em prol das Bibliotecas Públicas brasileiras e discute os princípios organizacionais e identitários que a circundam, considerando as políticas de gestão generalizadas e os consequentes resultados da adoção de macro e micropolíticas. Considera os aspectos geográficos e de diversidade estrutural, econômica, regional e cultural na qual estão inseridas as Bibliotecas Públicas. Aponta, ainda, a necessidade de reforçar os vínculos identitários e atender a reivindicações culturais minoritárias das distintas regiões como forma de atender às particularidades e de restabelecer objetivos e funções da Biblioteca Pública.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joana Coeli Ribeiro Garcia, Universidade Federal da Paraíba

Professora do Departamento de Ciência da Informação e do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da UFPB e Colaboradora do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da UFPE.

Johnny Rodrigues Barbosa, Universidade Federal da Paraíba

Mestre em Ciência da Informação, Universidade Federal da Paraíba Bibliotecário da UFCG

Bernardina Maria Juvenal Freire Oliveira, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Letras, Universidade Federal da Paraíba Professora Adjunta da Universidade Federal da Paraíba

Downloads

Publicado

2011-12-09

Como Citar

GARCIA, J. C. R.; BARBOSA, J. R.; OLIVEIRA, B. M. J. F. BIBLIOTECA PÚBLICA BRASILEIRA: identidades e cenário político gerencial <em> BRAZILIAN PUBLIC LIBRARIES: identity and managerial public scenario </em>. PerCursos, Florianópolis, v. 12, n. 2, p. 105 - 119, 2011. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/percursos/article/view/2320. Acesso em: 1 jul. 2022.