MEMÓRIAS DO ENSINO RURAL: a trajetória singular da professora Élia Maria Thiesen ajuda a compreender a escolarização em Novo Hamburgo (1958/1983)<em>MEMORIES OF EDUCATION THE RURAL</em>

Autores

  • JOSÉ EDIMAR SOUZA UNISINOS

Resumo

Este estudo tem por objetivo desdobrar fatos rememorados em torno da trajetória de uma professora cuja docência acorreu na zona rural de Novo Hamburgo - RS, entre 1958-1984. Pretende analisar e compreender como a trajetória se entrelaça à prática pedagógica em classes multisseriadas, considerando o contexto em que se produziram as marcas das memórias. A pesquisa, de natureza qualitativa, utiliza metodologia da História Oral valendo-se de entrevistas semi-estruturadas. Os referenciais teóricos fundamentam-se em Halbwachs (2006); Pesavento (2004), Chartier (2002) entre outros, auxiliando na construção de relações e significados acerca das memórias. Esta trajetória singulariza fragmentos da história da educação rural neste município.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

JOSÉ EDIMAR SOUZA, UNISINOS

Graduado em História pela UNISINOS; Especialista em Gestão da Educação pela UFRGS; Psicopedagogo Clínico e Institucional pela Universidade FEEVALE; Mestrando do PPG em Educação na UNISINOS. Pesquisando na linha de pesquisa Educação, História e Políticas sob orientação das professoras Luciane S. Graziottin e Beatriz T. D. Fischer

Downloads

Publicado

2012-07-10

Como Citar

SOUZA, J. E. MEMÓRIAS DO ENSINO RURAL: a trajetória singular da professora Élia Maria Thiesen ajuda a compreender a escolarização em Novo Hamburgo (1958/1983)<em>MEMORIES OF EDUCATION THE RURAL</em>. PerCursos, Florianópolis, v. 13, n. 1, p. 184 - 198, 2012. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/percursos/article/view/2310. Acesso em: 1 jul. 2022.